Alagoas
Mostra “Jaça Cria” promove cultura feita pelos jovens moradores do Jacintinho e territórios periféricos

O “Jaça Cria” está na sua segunda edição, a ideia do evento é promover e incentivar a criação de laços culturais entre os artistas do Jacintinho e a comunidade, se expandindo esse ano para outro bairro periférico de Maceió, o Vergel do Lago. Visando a valorização das potências artísticas que existem nas periferias da cidade, a 2ª Mostra Jaça Cria vai ocorrer nos dias 6 de setembro no Vergel, na quadra do terminal e no dia 20 de setembro na Praça da Terceira, no bairro do Jacintinho iniciando às 14h.
A proposta é integrar diversos segmentos artísticos, gêneros, raças e idades em um evento que reúna manifestações culturais que fazem parte das vivências dos moradores.
A primeira edição do evento nasceu como uma culminância do Projeto Fábrica de Cultura, que foi realizado com os recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa para promover um espaço de trocas de aprendizados na elaboração de projetos, produção cultural e comunicação, voltado a artistas e agentes culturais atuantes no bairro do Jacintinho.
Durante as aulas, os participantes foram estimulados a criar, planejar, produzir e avaliar, coletivamente, um evento que contemplasse as produções culturais do bairro, e assim nasceu o Jaça Cria. A segunda edição está sendo realizada através de um edital de fomento da Lei Aldir Blanc, contando com o apoio de algumas parcerias.
Atualmente, existem poucos espaços públicos de lazer nesses bairros, mesmo sendo ricos em diversidade cultural e manifestações que resistem com a determinação e criatividade da comunidade. Assim, a programação do evento inclui atividades como apresentações musicais, batalhas de rima, exposições artísticas, tranças afro, corte de cabelo, entre outras atividades para promover a criação desses espaços.
Os bairros periféricos de Maceió geralmente ficam resumidos no imaginário das pessoas como um local de criminalidade ou apenas um ponto de comércio. Porém, suas ruas, vilas e grotas são a casa e o palco de artistas que fazem música, artesanato, fotografia, cinema, poesia, arte no papel e nos muros. O evento quer mostrar o verdadeiro potencial do bairro, evidenciando os talentos que surgem através das vivências de quem mora aqui.
A artista convidada, Arielly Oliveira, cantora e rapper alagoana, conta um pouco sobre o sentimento de participar do evento. “Estou muito feliz por participar desse evento, principalmente por ele ser produzido por pessoas que entendem a importância de realizar ações dentro da periferia. Eventos como esse promovem conscientização, fortalecem a autoestima e incentivam não apenas os jovens, mas toda a comunidade”.
Sobre cantar no seu próprio bairro, a artista completa: “Não existe palco melhor para subir do que aquele que está dentro da nossa própria comunidade. Espero encontrar muitos rostos conhecidos por lá, pessoas que valorizam a arte alagoana e se abrem para conhecer o que é produzido na nossa terra. Tenho certeza de que vai ser incrível”, disse.
A cantora MC Malok, que traz o Reggae como sua principal manifestação artística, também compartilhou o sentimento de ser convidada para participar da Mostra Cultural. “Moro no bairro há 11 meses e sou muito grata, pelo convite e tenho satisfação em participar como cidadã, como moradora das periferias maceioenses. É um privilégio poder apresentar a Cultura de origem africana, através das expressões das experiências de uma mulher preta, mãe e avó solo de origem já condicionada ao fracasso, ou às estatísticas. Poder compartilhar suas expressões, em mais um bairro periférico, com o apoio do Jaça Cria, um movimento que fortifica a cultura periférica, é, com certeza, mais uma Benção de Jah”.
“Terá a participação de todo o bairro, não só da juventude, pois quase não há evento público aberto, nos bairros periféricos”, reforçou.
O Jaça Cria conta com o apoio dos parceiros: Nega Raiz, Teca Nelma, Thati Nicacio - Projeto Elas por Elas, Sindicato dos Urbanitários, Coletiva Aqualtune, Diogo Braids, Jr Braids, Tranças de Afrodite, Afro Zunduri, Waleska Braids, Kaya Braids, Jv Tranças, Comitê de Cultura de Alagoas.
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MINC), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
SERVIÇO
II Mostra Jaça Cria
Primeiro dia: 06 de setembro (Sábado)
Horário: às 14h
Local: Vergel do Lago, Quadra do terminal de ônibus
Segundo dia: 20 de setembro (Sábado)
Horário: às 14h
Local: Jacintinho, Praça da Terceira
PROGRAMAÇÃO DA EDIÇÃO NO VERGEL (06 de setembro)
Exposição de fotografia:
Um Olhar Sobre Nós - Click Niggas
Trancistas e Barbeiros:
Diogo Braids
JR Braids
Tranças da Afrodite
Afro Zunduri
Waleska Braids
Kaya Braids
Jv Tranças
Nega Raiz
Bazar e Feira Empreendedora:
TRAMA
Brechó do Grilo
ANKH
TRAMA
Toca da Índia
Myrra - Armazém Vintage
Nativos da Arte
Raiz e Orgulho
Gigante
Horários:
14h às 19h: Cortes de cabelo e tranças - Estéticas Cria.
14h às 17h: Oficinas Colaborativas e bate-papo com os expositores. 15h às 17h: Capoeira - Associação Cultural Capoeira Salve.
16h às 17h: SLAMCESTRAL
17h às 18h: Oficina de Reggae com Grupo Reggae Dance e Dj Waliston 18h às 19h30: Batalha do Jaça x Batalha PST
19h30 às 20h30: Discotecagem Dj Waliston
20h30 às 21h30: Arielly Oliveira
21h30 às 22h30: Guedxs
22h30: Encerramento
PROGRAMAÇÃO DA EDIÇÃO NO JACINTINHO (20 de setembro)
Exposição de fotografia:
Um Olhar Sobre Nós - Click Niggas
Bazar e Feira Empreendedora:
TRAMA
Horários:
15h às 16h: Oficina Colaborativa com trancistas e barbeiros 16h às 17h: Roda de Conversa com todos os expositores 17h às 18h: Palco Aberto
18h às 18h40: Mc Tribo
18h40 às 20h10: ALAGOAS SELETIVAS REGIONAIS (Batalha de Mcs) 20h10 às 21h10: Dj Waliston + Desfile de Moda Reggae 21h10 às 22h: Arielly Oliveira
22h às 23h: Mc Malok
23h: Encerramento
Mais lidas
-
1FUTEBOL
CSA perde para o Brusque e é rebaixado para Série D
-
2CRISE FINANCEIRA
Funcionários da Avibras na Alesp discutem salários atrasados há mais de 30 meses e venda da empresa
-
3PAVIMENTANDO O RETORNO
Renan Filho entrega trecho da duplicação da BR-101 em São Sebastião e anuncia Hospital do Câncer e rodovia Caminhos do Imperador como novos projetos
-
4MEMÓRIA
Íris Lettieri, a eterna “Voz do Galeão”, morre aos 84 anos
-
5VIOLÊNCIA
Homem é morto a tiros dentro de casa em Igaci