Internacional

Netanyahu promete eliminar 'todos os líderes houthis' não obstante crítica de seus parceiros

Sputinik Brasil 31/08/2025
Netanyahu promete eliminar 'todos os líderes houthis' não obstante crítica de seus parceiros
Foto: © AP Photo / Nir Elias

Israel eliminou a maioria dos líderes houthis do Iêmen e perseguirá os restantes, disse o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, neste domingo (31).

"Com um ataque mortal, as Forças de Defesa de Israel [FDI] destruíram a maior parte do governo houthi e outros altos oficiais militares [...]. Estamos fazendo algo que ninguém fez antes, e este é apenas o começo do ataque a altos funcionários em Sanaa. Pegaremos todos", disse Netanyahu em uma reunião governamental.

O primeiro-ministro confirmou que as FDI tentaram eliminar Abu Obeida, porta-voz da ala militar do Hamas, as Brigadas Al-Qassam, na Faixa de Gaza, no sábado (30).

"Ainda não sabemos o resultado final e espero que ele não esteja mais conosco. Gostaria de ressaltar que não há ninguém do lado do Hamas que possa esclarecer isso", disse Netanyahu.

No sábado, as FDI afirmaram ter atingido uma figura-chave do Hamas na área da Cidade de Gaza, ao norte do enclave.

Os houthis, que controlam o norte do Iêmen e grande parte da costa iemenita do mar Vermelho, declararam apoio à Palestina no final de 2023. Eles lançaram centenas de mísseis e drones contra Israel desde o início do conflito na Faixa de Gaza, em outubro de 2023. O Exército israelense retaliou com diversos ataques aéreos, atingindo inúmeros alvos em áreas do Iêmen controladas pelos houthis.

Em 7 de outubro de 2023, Israel foi alvo de um ataque de foguetes sem precedentes a partir da Faixa de Gaza. Depois disso, militantes do Hamas penetraram nas áreas de fronteira, abrindo fogo contra militares e civis, e fizeram mais de 240 reféns. Segundo as autoridades, cerca de 1.200 pessoas foram mortas do lado israelense. Em resposta, as FDI lançaram a Operação Espadas de Ferro, que incluiu ataques a alvos civis, e declararam um bloqueio total da Faixa de Gaza.