Cidades

Mais de 1200 alunos participaram de aulão preparatório para o Saeb em Maceió

Evento reuniu estudantes do 9º ano de 28 escolas municipais e reforçando a importância da preparação para o exame nacional

30/08/2025
Mais de 1200 alunos participaram de aulão preparatório para o Saeb em Maceió
Estudantes do 9º ano das escolas municipais lotaram o auditório do Centro Cultural do Cesmac. - Foto: Edivaldo Florêncio/Ascom Semed

Mais de 1.200 estudantes dos 9º anos da rede municipal participaram, neste sábado(30), do segundo aulão preparatório Pré-Saeb – Educar é Massa, no Centro Cultural do Cesmac, no Farol. A iniciativa tem como objetivo reforçar a preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica(Saeb), que será aplicado em outubro.

O encontro reuniu alunos de 28 escolas municipais e faz parte de uma série de quatro aulões voltados para fortalecer os conteúdos que serão cobrados no exame nacional. O primeiro aconteceu em julho e, até a aplicação da avaliação, outros dois momentos ainda estão programados.

Prefeito JHC com a equipe da Semed no aulão Pré-Saeb: foco na melhoria da Educação em Maceió. Foto: Carol Cordeiro/Ascom Semed
Prefeito JHC com a equipe da Semed no aulão Pré-Saeb: foco na melhoria da Educação em Maceió. Foto: Carol Cordeiro/Ascom Semed

Para o secretário municipal de educação, Luiz Rogério Lima, o aulões têm como proposta não apenas revisar conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, mas também promover a integração entre os estudantes, estimulando a troca de experiências e a confiança para a realização da prova.

Ele destacou o empenho do prefeito JHC nos investimentos voltados à educação, tanto na área pedagógica quanto na modernização das escolas, com equipamentos e inovação.

“Essas ações têm como objetivo oferecer melhores condições para alunos e professores, garantindo avanços no ensino”, frisou o secretário.

Na oportunidade, Luiz Rogério Lima incentivou os alunos a aproveitarem o aulão como uma chance única de preparação para o Saeb e anunciou o desejo do prefeito JHC em realizar, este ano, a maior festa de formatura de 9º ano já vista em Maceió.

O secretário de Educação de Maceió falou à equipe responsável pelo aulão e aos estudantes sobre os investimentos da gestão JHC no setor. Foto: Edivaldo Florêncio/Ascom Semed
O secretário de Educação de Maceió falou à equipe responsável pelo aulão e aos estudantes sobre os investimentos da gestão JHC no setor. Foto: Edivaldo Florêncio/Ascom Semed

“O prefeito JHC avisou que teremos a maior festa de formatura de conclusão do 9º ano já vista em Maceió”, afirmou o secretário durante a abertura do aulão.

A subsecretária de Educação, Tânia Almeida, reforçou o empenho da Semed na preparação dos estudantes.

Segundo ela, o trabalho acontece em articulação com as escolas e envolve atividades de revisão, propostas pedagógicas, intervenções e recomposição da aprendizagem. Ela explica ainda que Todas as unidades de ensino fundamental contam com articuladores do Programa Escola 10, que atuam junto com professores e coordenadores.

“Se não estivermos juntos, orientando com propostas pedagógicas, de intervenção e recomposição da aprendizagem, não conseguimos bons resultados. Por isso, todo o esforço tem sido focado no acompanhamento, nas orientações e também na aplicação de simulados”, destacou.

A subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Marina Toledo, também acompanhou a abertura do aulão.

Professores

O professor de matemática Rafael Procópio, do projeto Matemática Rio, ressaltou que os aulões são uma oportunidade única para os estudantes aprenderem de forma divertida, unindo matemática, língua portuguesa e entretenimento.

Professor Rafael Procópio. Foro: Edivaldo Florêncio/Ascom Semed
Professor Rafael Procópio. Foro: Edivaldo Florêncio/Ascom Semed

“Os aulões trazem aprendizado e entretenimento, misturando disciplinas e oferecendo aos alunos uma oportunidade única de ver a matéria de outro jeito e se prepararem melhor para a prova do Saeb”, disse.

Já o professor de Língua Portuguesa, Noslen Borges, enfatizou a alegria de participar do evento em Maceió e reforçou a relevância do projeto. “Mais do que resolver as provas, quero que os alunos aprendam Língua Portuguesa para a vida. Investir na educação dos jovens é essencial para mudar o futuro do país”, afirmou.

Professor Noslen, de Língua Portuguesa, destaca a importância do aprendizado do idioma não só para a prova, mas para a vida.  Foto: Edivaldo Florêncio/Ascom Semed
Professor Noslen, de Língua Portuguesa, destaca a importância do aprendizado do idioma não só para a prova, mas para a vida. Foto: Edivaldo Florêncio/Ascom Semed

Para o professor Tony Correia, da Escola Padre Brandão Lima, a iniciativa amplia o aprendizado dos estudantes de forma divertida e motivadora.

Tony Correia, professor da rede municipal. Foto: Edivaldo Florêncio/Ascom Semed
Tony Correia, professor da rede municipal. Foto: Edivaldo Florêncio/Ascom Semed

“O aulão é um momento de aprendizagem lúdica que complementa a sala de aula e motiva nossos alunos na preparação”, destacou.

Entre os estudantes, a expectativa também é grande. Fernanda Ionara, da Escola Municipal Padre Brandão Lima, avaliou positivamente a experiência.

“Os preparatórios têm sido ótimos e têm tirado bastante dúvidas. Isso está me ajudando incrivelmente. Os professores são excelentes, incríveis e supercapacitados”, disse a aluna.

A estudante Ana Beatriz Aciole de Lima, da Escola Kátia Pimentel, também aprovou a iniciativa. “Gostei muito da última aula e espero que esta também seja muito boa. A outra foi sensacional, acho que foi bem aproveitada”, declarou.

O organizador do projeto, professor Beto Brito, afirmou que o aulão superou expectativas e destacou a participação de nomes de destaque, como Rafael Procópio e Noslen Borges.

Saeb

O Saeb é o principal instrumento utilizado para avaliar a qualidade da educação no Brasil. A prova, direcionada aos estudantes da rede pública, analisa o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática e serve de base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Esse indicador mostra tanto os progressos quanto as dificuldades enfrentadas na área da educação em cada município.

Tags: