Geral
Novo teste da Starship eleva otimismo sobre Lua e Marte
Espaçonave da SpaceX cumpriu todos os objetivos pela 1ª vez

A SpaceX, empresa aeroespacial do bilionário Elon Musk, concluiu com sucesso o 10º teste da nave Starship, veículo projetado para impulsionar futuras missões tripuladas à Lua e ao planeta Marte.
Essa é a primeira vez que todos os objetivos do voo são alcançados pelo foguete "Super Heavy", de 122 metros de altura, e pela cápsula acoplada a ele.
O superfoguete pousou de maneira controlada no Golfo do México, cerca de sete minutos após a decolagem, realizada em uma base de lançamento da SpaceX no Texas.
Já a cápsula Starship se desacoplou com sucesso do "Super Heavy" e efetuou um voo suborbital, durante o qual lançou oito pares de satélites de nova geração da Starlink — um feito inédito para o veículo — , antes de pousar em segurança no Oceano Índico.
O teste estava previsto para acontecer há dois dias, mas sofreu atrasos devido a problemas técnicos e às condições meteorológicas na região. O voo interrompeu uma longa sequência de fracassos da Starship, que culminou na perda de uma cápsula em uma tentativa em maio passado e na explosão do veículo durante testes em terra em meados de junho.

"Parabéns à SpaceX pelo teste da Starship", disse no X o administrador da Nasa, Sean Duffy, acrescentando que o sucesso do voo abre caminho para o desenvolvimento da espaçonave que levará astronautas de volta à Lua após mais de 50 anos, no âmbito do projeto Artemis.
Mas o objetivo principal de Musk é Marte, embora o caminho até lá ainda seja longo, com a necessidade de aperfeiçoar tecnologias fundamentais, como o abastecimento da nave durante o voo e o sistema de pouso da cápsula.
Segundo o bilionário, as primeiras viagens da Starship rumo a Marte devem ocorrer no fim de 2026, levando uma série de equipamentos e experimentos científicos. Já o primeiro voo tripulado está previsto para 2031.
Mais lidas
-
1SOLIDARIEDADE
Amigos se mobilizam para custear tratamento de Marcos Adriano, ex-Santos, São Paulo e Flamengo
-
2SERVIÇO PÚBLICO
Alagoas anuncia maior concurso da história com vagas em diversas áreas
-
3POLÍTICA
Paulo Dantas anuncia para outubro maior concurso público da história de Alagoas
-
4INDENIZAÇÃO
Educafro processa Flamengo por racismo institucional e pede R$ 100 milhões em indenização
-
5LOTERIA
Aposta de Delmiro Gouveia fatura quina da Mega-Sena; prêmio principal saiu para o Rio de Janeiro