Geral
Vida pode ser possível em planetas sem água, diz estudo
Líquidos iônicos seriam ambientes propícios para biomoléculas

Planetas sem água também podem abrigar formas de vida, desde que eles contenham misturas fluidas de sais, os chamados líquidos iônicos, capazes de abrigar moléculas orgânicas, como as proteínas.
É o que sugere um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) publicado na revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (Pnas), que pode abrir caminho para redefinir o conceito de habitabilidade de corpos planetários.
"Consideramos a água necessária para a vida porque é aquilo de que precisamos para a vida na Terra. Mas se levarmos em conta uma definição mais geral, veremos que aquilo de que precisamos é um líquido no qual possa ocorrer o metabolismo para a vida", afirma Rachana Agrawal, primeira autora do estudo e aluna do Departamento de Ciências da Terra, da Atmosfera e dos Planetas no MIT.
"Se incluirmos o líquido iônico como possibilidade, isso pode aumentar drasticamente a zona de habitabilidade para todos os mundos rochosos", salienta.
Os pesquisadores descobriram que esse tipo particular de fluido pode se formar facilmente a partir de ingredientes químicos possivelmente presentes na superfície de luas e planetas rochosos, como ácido sulfúrico e compostos orgânicos contendo nitrogênio.
Em planetas rochosos, a atividade vulcânica pode gerar ácido sulfúrico, enquanto moléculas com nitrogênio já foram detectadas em diversos corpos celestes do Sistema Solar, então é provável que também estejam presentes em outros sistemas planetários.
Líquidos iônicos não evaporam e podem se formar e persistir em temperaturas mais altas e pressões mais baixas do que a água líquida tolera. Segundo os pesquisadores, isso pode fornecer um ambiente propício para certas biomoléculas, como as proteínas.
Os cientistas levantam a hipótese de que, mesmo em planetas muito quentes ou com atmosferas com pressão muito baixa para suportar água líquida, ainda pode haver bolsões de líquido iônico. E onde há líquido, pode haver potencial para vida, embora provavelmente diferente do que conhecemos na Terra.
Mais lidas
-
1SOLIDARIEDADE
Amigos se mobilizam para custear tratamento de Marcos Adriano, ex-Santos, São Paulo e Flamengo
-
2SERVIÇO PÚBLICO
Alagoas anuncia maior concurso da história com vagas em diversas áreas
-
3POLÍTICA
Paulo Dantas anuncia para outubro maior concurso público da história de Alagoas
-
4INDENIZAÇÃO
Educafro processa Flamengo por racismo institucional e pede R$ 100 milhões em indenização
-
5LOTERIA
Aposta de Delmiro Gouveia fatura quina da Mega-Sena; prêmio principal saiu para o Rio de Janeiro