Cidades

Comunidade escolar destaca atuação de psicólogos em escolas municipais

Profissionais promovem bem-estar para mehorar a relação ensino-aprendizagem

27/08/2025
Comunidade escolar destaca atuação de psicólogos em escolas municipais
Comunidade escolar destaca importância de profissionais da psicologia para o ambiente escolar. - Foto: Cortesia

No Dia do Psicólogo, celebrado nesta quarta-feira (27), as escolas municipais reconhecem a importância desses profissionais que atuam no acolhimento e apoio emocional dos estudantes, promovem inclusão, fortalecem o vínculo entre a família e a escola e contribuem para a construção de um ambiente escolar mais saudável e positivo.

O reconhecimento do trabalho desenvolvido com alunos, professores e famílias gera benefícios significativos para toda a comunidade escolar. Na rede pública municipal de educação, dezenas de psicólogos atuam de forma fundamental nas unidades escolares, promovendo um ambiente acolhedor e harmonioso. O fortalecimento do vínculo entre escola e família contribui ainda para um espaço seguro, equilibrado e propício ao aprendizado.

A psicóloga da Coordenação Técnica de Educação Socioemocional, da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), Walkíria Souza, explica que o setor acompanha as ações e atividades realizadas pelos psicólogos nas escolas. Ela destacou que a presença dos profissionais na rede municipal tem um papel primordial no cuidado emocional no ambiente escolar.

A profissional ressalta ainda que a atuação começou a ganhar força com a chegada dos psicólogos em 2021, com a realização do Processo Seletivo Simplificado (PSS). Desde então, trouxe mudanças significativas no ambiente escolar. Segundo ela, a atuação dos psicólogos no contexto escolar ainda é relativamente nova na rede, e por isso o setor tem um papel importante em orientar o trabalho.

“Nossa atuação é ampla e envolve não só os alunos, mas também a equipe escolar e os profissionais. São desenvolvidas diversas atividades como ações preventivas e educativas contra a violência e o bullying, atenção à saúde mental, inclusão de estudantes com deficiência, apoio aos professores nos processos de ensino-aprendizagem, acolhimento dos alunos em situações difíceis, encaminhamentos para a rede de saúde e contato com as famílias”, afirma Walkiria, acrescentando que o aluno é prioridade, mas o psicólogo também está ali para apoiar as famílias e a equipe escolar, inclusive com formações.

A técnica explica também que o trabalho do psicólogo também contribui diretamente para a formação dos professores. “Os psicólogos abordam temas importantes para a formação dos professores, contribuindo para o dia a dia escolar. Entre eles estão o desenvolvimento socioemocional e psicológico de crianças e adolescentes, bem como questões relacionadas a deficiências e dificuldades de aprendizagem. Eles oferecem apoio ao trabalho docente, sempre com o objetivo de garantir a qualidade da aprendizagem, ajudando os alunos a permanecerem na escola de forma produtiva e eliminando barreiras que possam impedir seu pleno desenvolvimento e desempenho acadêmico”, frisa.

Comunidade escolar

Para a diretora da Escola Elma Marques, Amélia Costa, a chegada da psicóloga na escola veio para somar. “O psicólogo escolar desempenha um papel muito importante junto à comunidade. A chegada da nossa psicóloga veio pra somar de uma forma tão maravilhosa. Foi a cereja do bolo, que faltava, era o que estávamos precisando. Foi um presente para a Escola Elma Marques. Podemos dizer que temos uma psicóloga para cuidar das nossas crianças e dos nossos profissionais”, comenta.

A estudante Carla Cibelly da Silva Santana, do 5º ano B, estuda na escola desde o primeiro ano e elogiou a qualidade do ensino e o acolhimento recebido. “A escola é muito boa e eu agradeço a todos, desde meus colegas até os professores, o diretor, a assistente social e a psicóloga”, disse a aluna.

Carla destacou ainda o bom relacionamento com os colegas e a satisfação em frequentar a escola, ressaltando que o ambiente escolar contribui para seu aprendizado e bem-estar.

A Escola Higino Belo é um ambiente melhor possível para a estudante Lara Sofia de Araújo Melo, aluna do 4º ano que estuda na unidade de ensino desde o primeiro ano. Ela destacou que o ambiente escolar é divertido e acolhedor.

“A escola Higino Belo é a melhor escola que eu já estudei. Aqui é muito legal e divertido, todas as professoras são maravilhosas, a psicóloga e, principalmente, a diretora”, revela a estudante, destacando ainda, a animação dos colegas e o papel dos profissionais em tornar o aprendizado e a convivência mais positivos.

A aluna tem consciência da importância do papel da psicóloga da escola. “A psicóloga é boa. Ela vai na sala e pergunta como a gente está! Ela fala com a gente sobre bullying e que ninguém é igual a ninguém”, destaca.

Psicólogos

A psicóloga escolar Jessyca Brennand, da Escola Municipal Professora Elma Marques Curti, destaca o impacto da Psicologia em sua vida pessoal e profissional. “A escolha pela área não transformou apenas minha carreira, mas também a forma como enxergo o ser humano. Aqui na escola encontrei meu lugar, onde posso acompanhar de perto o desenvolvimento infantil e articular os processos de ensino e aprendizagem, o que me traz uma realização significativa”, afirma.

Segundo ela, muitas vezes a psicologia escolar é associada apenas à triagem ou à avaliação diagnóstica, mas sua função vai muito além disso. “Estou nesse espaço com o foco de ampliar o potencial das crianças, prevenir dificuldades, orientar famílias e professores e criar estratégias que favoreçam uma convivência mais saudável. Não se trata apenas de observar sinais e sintomas, mas de atuar de forma preventiva. A ideia é promover bem-estar, estimular a autonomia e, sobretudo, contribuir para o desenvolvimento socioemocional das crianças e de toda a comunidade escolar", explica.

A profissional ressalta também que sua atuação se dá em várias frentes, por meio de projetos e intervenções diárias. Entre os temas trabalhados estão bullying, combate à violência, respeito às diferenças, educação sexual, promoção do autoconhecimento, diálogo sobre emoções e autogestão — aspectos diretamente ligados à socialização e às relações entre colegas.

Para colocar essas ações em prática, Jessyca conta com o envolvimento de toda a equipe escolar, incluindo assistente social, coordenação pedagógica, professores, profissionais de apoio e a diretoria. “As ações desenvolvidas pela Psicologia escolar atravessam a rotina da escola e chegam até as famílias, transformando os alunos em multiplicadores de temas diversos, como por exemplo o combate à violência e respeito às diferenças”, destaca.

Além do trabalho interno, a escola busca parcerias com instituições e profissionais externos para fortalecer as intervenções, entendendo que a atuação deve envolver toda a comunidade escolar. Um exemplo recente foi a realização de um momento de escuta voltado aos colaboradores de todos os setores, com a presença de uma psicóloga convidada.

Para Jessyca, a presença da psicologia escolar na rede representa não apenas o cumprimento da lei, mas também um compromisso ético, profissional e de transformação social, garantindo o acompanhamento dos estudantes e o acolhimento das famílias. “Tudo isso traz uma série de benefícios para o ambiente escolar”, conclui.

Catarina Angélica de Oliveira Pedrosa, psicóloga, destacou que o profissional de psicologia veio para contribuir com toda a comunidade escolar, atuando no desenvolvimento de habilidades psicossociais, no desempenho escolar e nas relações intra e interpessoais de alunos e professores.

Ela ressaltou ainda que a presença do psicólogo fortalece a comunicação entre família e escola, tornando as famílias mais participativas e colaborativas no desenvolvimento global do aluno.

“Quando olhamos para o aluno, temos a perspectiva de uma pessoa em processo de formação, considerando todos os âmbitos de sua vida. Com essa visão completa, podemos colaborar como profissionais, professores e toda a comunidade escolar, identificando suas potencialidades e fortalecendo-as, assim como percebendo suas fragilidades e oferecendo o suporte necessário para que se desenvolvam plenamente. Dessa forma, conseguimos também identificar alunos que estão enfrentando maiores dificuldades”, relata.

A psicóloga explica que seu trabalho é atender às necessidades dos alunos realizando acompanhamento e apoio emocional. “Quando percebemos a necessidade de acompanhamento por um profissional de psicologia ou de uma avaliação específica, fazemos o encaminhamento adequado, sempre que identificarmos a necessidade por meio da observação dos professores e da equipe, acompanhamos a criança no ambiente escolar e garantimos o suporte necessário”, afirma.

O trabalho é amplo e envolve ainda, segundo ela, atividades educativas com estudantes, profissionais, famílias e a comunidade, visando não apenas o desempenho acadêmico, mas também o bem-estar de todos.

Ela destaca que um ponto especialmente importante na rede municipal, mais precisamente nas escolas, é o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, tanto dos alunos quanto de professores e familiares. Segundo a psicóloga, essas ações ajudam a melhorar a capacidade de estudo, o autoconhecimento e o gerenciamento das emoções, pensamentos e ações.

Além disso, ressalta que o impacto vai muito além do ambiente escolar, refletindo nas relações familiares e sociais, no futuro profissional e na forma como essas pessoas se percebem e se comportam.