Cidades

Agosto Lilás: OAB promove caminhada contra a violência de gênero em Palmeira dos Índios

26/08/2025
Agosto Lilás: OAB promove caminhada contra a violência de gênero em Palmeira dos Índios

Evento acontece nesta quarta-feira, dia 27 de agosto, às 17h, na Praça do Açude, e mobiliza sociedade no enfrentamento à violência contra a mulher

A OAB – 3ª Subseção de Palmeira dos Índios realiza, nesta quarta-feira (27), a “Caminhada do Agosto Lilás”, com concentração a partir das 17h, na Lagoa da Praça do Açude, no Centro da cidade. O ato integra a programação do Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização e combate à violência contra a mulher.

Com o tema “Agosto Lilás: informação protege, denúncia salva!”, a iniciativa busca chamar a atenção da sociedade para a importância de enfrentar e erradicar todas as formas de violência de gênero.

Convocação da OAB


A presidente da OAB em Palmeira dos Índios, Mariane Garrote, reforçou o convite para que toda a comunidade participe.

“Enfrentar e combater a violência contra a mulher é uma obrigação de todos. Por isso, convidamos a sociedade, famílias e amigos a se unirem a essa caminhada em defesa da vida e da dignidade das mulheres”, destacou.

Mobilização social


Os organizadores orientam que os participantes vistam roupas brancas ou lilases, cores que simbolizam a luta pela igualdade e o repúdio à violência de gênero. O trajeto da caminhada será marcado por mensagens de conscientização e estímulo à denúncia de casos de agressão.

Realização


O evento é promovido pela OAB – 3ª Subseção de Palmeira dos Índios, por meio da Comissão Especial da Mulher, da Comissão da Mulher Advogada e da Comissão de Direitos Humanos.

Contexto da campanha


O Agosto Lilás foi instituído para reforçar a importância da Lei Maria da Penha, considerada um marco no enfrentamento à violência doméstica e familiar. A campanha destaca a necessidade de informação e apoio às vítimas, além de incentivar a denúncia como principal ferramenta de proteção.

“Informação protege, denúncia salva” — esse será o lema que irá conduzir a caminhada em Palmeira dos Índios, convocando toda a população a ser agente ativa no combate à violência contra a mulher.