Alagoas
Exposição ‘Contando o Patrimônio de Alagoas – Passado e Presente’ está aberta até 28 de agosto

A exposição “Contando o Patrimônio de Alagoas – Passado e
Presente” está aberta ao público até a próxima quinta-feira (28) na Biblioteca
Pública Estadual Graciliano Ramos, administrada pela Secretaria de Estado da
Cultura e Economia Criativa (Secult).
A exposição reúne 13 quadros que retratam importantes patrimônios históricos de Alagoas e 11 ilustrações do artista alagoano Israel Melo, que traduzem a força e a beleza da cultura popular alagoana.
As imagens em preto e branco e coloridas destacam monumentos emblemáticos como a Casa da Baronesa de Água Branca, o Paço Imperial de Penedo, o Teatro 7 de Setembro (Penedo), a Casa da Cultura Dr. José Maria de Melo (Viçosa), a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e o Convento e Igreja de Santa Maria Madalena (em Marechal Deodoro), além da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, localizada em Coqueiro Seco.
As ilustrações são acompanhadas por poesias e textos de autores alagoanos e de outros estados, com destaque para o poema “O Solo Frutífero da Cultura e da Resistência Alagoana”, do escritor Matheus Cavalcanti, idealizador da mostra.
“Ao unir poesia e imagem, a mostra convida o público a conhecer e valorizar o nosso patrimônio, fortalecendo o senso de pertencimento e a consciência sobre a importância da preservação da memória cultural”, afirmou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
A proposta da mostra é incentivar o interesse pela pesquisa, leitura e valorização do patrimônio histórico, aproximando a literatura e as artes visuais do cotidiano das novas gerações.
“É uma ação que conecta o passado e o presente por meio da arte. A biblioteca é o espaço ideal para essa reflexão, pois acolhe todos que buscam aprender e se inspirar com a história de Alagoas”, reforçou a supervisora da Biblioteca Pública, Mira Dantas.
A entrada para a exposição é gratuita e aberta ao público no horário de funcionamento da biblioteca, que fica no centro de Maceió, de segunda a sexta, de 8h às 17h.

Sobre o curador
Idealizador da exposição, o escritor Matheus Cavalcanti é natural de Maceió e membro efetivo da União Brasileira de Escritores desde 2021. Poeta, pesquisador, militante cultural e incentivador literário, é autor de seis obras publicadas (duas autorais e quatro coletivas), e fundador de um grupo literário virtual dedicado ao fomento da literatura alagoana.
Foi homenageado com o Prêmio Notáveis da Cultura Alagoana em 2023 e 2024 e recebeu a Comenda Poeta Jorge de Lima da Câmara Municipal de Maceió por sua contribuição à cultura e identidade patrimonial alagoana.
Serviço:
Exposição “Contando o Patrimônio de Alagoas – Passado e Presente”
Período: 12 a 28 de agosto de 2025
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados
Local: Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos
Endereço: Praça Dom Pedro II, S/N – Centro
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Mais lidas
-
1SOLIDARIEDADE
Amigos se mobilizam para custear tratamento de Marcos Adriano, ex-Santos, São Paulo e Flamengo
-
2POLÍTICA
Paulo Dantas anuncia para outubro maior concurso público da história de Alagoas
-
3SERVIÇO PÚBLICO
Alagoas anuncia maior concurso da história com vagas em diversas áreas
-
4SUBORNO
Homem que envenenou cães em Palmeira dos Índios tentou subornar policiais após prisão
-
5
Pedagoga da Editora Espiral fala sobre responsabilidade afetiva para pessoas envolvidas na educação especial