Alagoas

Sesau promove treinamento sobre vigilância da peste e hantavirose para técnicos municipais

Fabiano Di Pace / Ascom Sesau 26/08/2025
Sesau promove treinamento sobre vigilância da peste e hantavirose para técnicos municipais
Treinamento ocorreu em Santana do Ipanema e foi encerrado nesta terça-feira - Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) promoveu, em Santana do Ipanema, o treinamento em vigilância da peste e hantavirose. A ação, iniciada no dia 18 deste mês e encerrada nesta terça-feira (26), ocorreu em parceria com o Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesau/PR) e as secretarias municipais de saúde de Alagoas.

 

A capacitação buscou fortalecer e aprimorar o reconhecimento clínico e laboratorial, além de alinhar estratégias de prevenção e controle das doenças, mesmo o estado de Alagoas não registrando casos de peste desde 1973 e nunca ter notificado casos de hantavirose.

 

A atividade reuniu profissionais que atuam na Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios de Santana do Ipanema, Arapiraca, Dois Riachos, Cacimbinhas, Girau do Ponciano, Poço das Trincheiras, Estrela de Alagoas, Minador do Negrão e Mata Grande.

 

De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Controle de Zoonoses da Sesau, Clarício Bugarim, Alagoas foi escolhido como estado pioneiro para testar uma nova metodologia diagnóstica para a peste no Brasil.

 

“Foram promovidas atividades teóricas e práticas em campo, com foco no trabalho integrado e na troca de experiências entre as equipes. A iniciativa reforça o compromisso do Sistema Único de Saúde (SUS) com a formação continuada dos profissionais e a proteção da população contra doenças de relevância em saúde pública”, destacou.

 

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou o esforço estadual em assegurar educação e capacitação continuada para seus profissionais. “Esse cuidado assegura que nossa rede de assistência esteja sempre apta a garantir a segurança clínica e epidemiológica de todos os alagoanos”, destacou.

 

As doenças

 

Hantavirose é uma infecção viral grave, provocada pelo hantavírus, causando sintomas como febre, dor de cabeça e nas articulações, dificuldade para respirar ou batimentos cardíacos acelerados. O hantavírus é um vírus pertencente à família bunyaviridae, que pode ser transmitido por meio das fezes, urina e saliva de alguns roedores, principalmente ratos silvestres.

 

Já a peste é uma doença infecciosa aguda, transmitida principalmente por picada de pulga infectada. A doença se manifesta como peste bubônica, peste septicêmica e peste pneumônica. Ela é conhecida popularmente também como “Peste Negra”, “Febre do Rato” ou “Doença do Rato”.