Política

MP concede novo prazo até meados de setembro para que Câmara de Palmeira realize concurso público

Termo de Ajustamento de Conduta já havia sido firmado, mas não foi cumprido pela Casa Legislativa

Cinara Corrêa 26/08/2025
MP concede novo prazo até meados de setembro para que Câmara de Palmeira realize concurso público

O Ministério Público de Alagoas (MP/AL) voltou a cobrar a realização do concurso público da Câmara Municipal de Palmeira dos Índios e estabeleceu um novo prazo até meados de setembro para que a Casa Legislativa anuncie oficialmente o edital do certame.

O concurso já havia sido objeto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado anteriormente entre o MP e a Câmara, mas o acordo não foi cumprido dentro do prazo estipulado. Diante da omissão, o Ministério Público convocou nova reunião que foi realizada no dia 30 de julho com o presidente da Casa, quando foi concedida a prorrogação.

Novas obrigações

Com o novo prazo, a Mesa Diretora deve:

• Publicar o edital do concurso até setembro de 2025;
• Definir cargos e número de vagas compatíveis com a estrutura da Casa;
• Reduzir a dependência de servidores contratados;
• Dar publicidade a todas as etapas do certame.

Consequências em caso de descumprimento

O TAC prevê sanções em caso de novo descumprimento, incluindo aplicação de multas e possibilidade de responsabilização pessoal dos gestores. O MP também pode ingressar com ações judiciais para garantir o cumprimento da medida.

Pressão social

O concurso público da Câmara é uma cobrança antiga da sociedade civil e já foi alvo de críticas de vereadores e da imprensa local. O novo prazo imposto pelo MP aumenta a expectativa de que, desta vez, a Casa Legislativa cumpra sua obrigação e dê oportunidade de ingresso de forma justa e democrática aos cidadãos.