Alagoas

Governo de Alagoas lança Plano Estadual pela Primeira Infância nesta quinta-feira (28)

William Makaisy / Ascom Cria 26/08/2025
Governo de Alagoas lança Plano Estadual pela Primeira Infância nesta quinta-feira (28)
Crianças estão tendo as oportunidades que merecem desde o começo da vida - Foto: Foto: William Makaisy / Ascom Cria

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria) lança, nesta quinta-feira (28), o Plano Estadual pela Primeira Infância (PEPI), documento que irá orientar, pelos próximos 10 anos, as políticas públicas voltadas para crianças de 0 a 6 anos em todo o estado. O evento será realizado a partir das 9h, no Centro de Convenções de Maceió (Sala Ipioca), e contará com a presença de autoridades, gestores e especialistas na área da infância.


Construído de forma participativa, o PEPI é fruto de um amplo processo de escuta que envolveu todas as regiões de Alagoas, alcançando comunidades quilombolas, indígenas e ciganas, além de grupos historicamente invisibilizados. O documento também reflete a voz das próprias crianças: mais de 700 meninas e meninos foram ouvidos em escutas especializadas e atividades lúdicas, incluindo crianças em situação de rua, migrantes venezuelanos, ciganos, quilombolas, crianças com deficiência e seus tutores, mães e familiares.

Segundo a secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, o plano é um marco histórico para o estado. “O Plano Estadual pela Primeira Infância é um compromisso coletivo de Alagoas com o presente e o futuro das nossas crianças. Ele nasce de muitas mãos, de muita escuta e da certeza de que, para garantir direitos, é preciso primeiro ouvir aqueles que mais precisam ser ouvidos: as crianças. Esse é um documento que projeta um horizonte de cuidado e oportunidades para os próximos 10 anos”, afirmou.


A programação do evento contará ainda com a palestra do professor Paulo Fochi, referência nacional em educação e infância, que abordará os desafios e os caminhos para o desenvolvimento integral das crianças no Brasil.