Alagoas

Seprev reforça proteção às mulheres em evento do TJ/AL em Arapiraca

Everton Dimoni / Ascom Seprev 26/08/2025
Seprev reforça proteção às mulheres em evento do TJ/AL em Arapiraca
Seprev disponibilizou serviços voltados à garantia de direitos - Foto: Ascom Seprev

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Casa de Direitos de Arapiraca, participou, nesta segunda-feira (25), da Arena do Empoderamento Feminino, promovida pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) voltada ao enfrentamento da violência de gênero. A ação aconteceu no Ginásio Poliesportivo Professor José Carlos dos Santos, no bairro Manoel Teles, e reuniu centenas de participantes.

 

A Seprev disponibilizou serviços voltados à garantia de direitos, como o agendamento da nova Carteira de Identidade Nacional, e os atendimentos do Núcleo de Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência (NAMVV). A equipe multiprofissional realizou dinâmicas interativas, escutas qualificadas e compartilhou orientações sobre os diferentes tipos de violência e os canais oficiais para denúncia.

 

No total, foram realizados 93 agendamentos para a emissão da nova identidade e 33 atendimentos a mulheres pelo NAMVV, garantindo orientações e acolhimento especializado e informações sobre a rede de apoio. As ações tiveram como objetivo fortalecer a autonomia, a proteção e o acesso a direitos, especialmente para mulheres em situação de maior vulnerabilidade.

 

De acordo com a coordenadora técnica da Casa de Direitos de Arapiraca, Daisy Vieira, a participação já faz parte do calendário de ações da Seprev na região Agreste. “Este é um evento de suma importância para a sociedade entender que existem equipamentos públicos e uma rede de proteção para a mulher vítima de violência. Na Arena do Empoderamento Feminino, a Casa de Direitos reforça sua missão de estar junto da população, acolhendo e prevenindo todo tipo de violação de direitos”, destacou a coordenadora.


 


Ações durante todo o mês

 

Ao longo do mês de agosto, a Casa de Direitos de Arapiraca e a Rede Acolhe promovem uma série de atividades de mobilização, incluindo rodas de conversa, salas de espera temáticas e encontros voltados às mulheres assistidas pelo NAMVV. A programação busca dar visibilidade ao assunto, além de divulgar os serviços oferecidos pelo Estado e incentivar a denúncia de casos de violência.

 

“O Agosto Lilás é uma oportunidade de fortalecer a luta contra a violência de gênero, sensibilizando a sociedade e ampliando o alcance das informações sobre o tema. Estamos promovendo ações de prevenção, orientando sobre os canais de denúncia e divulgando a rede de apoio às vítimas”, completa Daisy Vieira.