Geral

ICASA celebra 20 anos com homenagens em Florianópolis

MB Comunicação Empresarial/Organizacional 26/08/2025
ICASA celebra 20 anos com homenagens em Florianópolis

O Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (ICASA) completou 20 anos de atuação em 2025 e marcou a data com uma cerimônia de homenagens a fundadores em Florianópolis. O jantar ocorreu na última semana e reuniu empresas parceiras e instituições que contribuíram para a consolidação da entidade, criada em 2006 a partir de uma Parceria Público-Privada (PPP).

Ao longo de duas décadas, o ICASA se consolidou como um dos principais pilares da defesa sanitária agropecuária em Santa Catarina, desempenhando papel essencial na proteção dos rebanhos e no fortalecimento da competitividade do estado no mercado global de proteína animal. Construiu uma trajetória sólida baseada em trabalho técnico, dedicação e parceria com produtores rurais, médicos-veterinários, agroindústrias e órgãos oficiais.

Com atuação em 260 municípios catarinenses, o ICASA apoia diariamente cerca de 1,5 mil produtores rurais, muitos deles agricultores familiares. A rede de atendimento é formada por médicos-veterinários, auxiliares administrativos e equipe técnica, que orientam os produtores em temas como bioseguridade, manejo e cuidados com os animais.

Segundo o Conselheiro Executivo do Instituto, Osvaldo Miotto Junior, essa estrutura é determinante para que Santa Catarina acesse mercados de alto padrão. “Atualmente exportamos para a Europa, Japão e Oriente Médio, regiões que impõem regras rigorosas. Essa oportunidade e reconhecimento só é possível pela solidez da nossa rede de campo”, afirmou.

A médica veterinária e conselheira técnica do Icasa, Luciane Surdi, destacou que o ICASA conta atualmente conta com uma equipe técnica de 80 veterinários, estrategicamente distribuídos em todo o estado, realizando trabalho de apoio e organização de cadastro nas propriedades rurais. “Ao completar 20 anos, o ICASA reafirma o compromisso de continuar inovando, capacitando profissionais e ampliando parcerias. O futuro aponta para novos desafios em biosseguridade, rastreabilidade, bem-estar animal e sustentabilidade. A solidez construída nessas duas décadas é a base para seguir avançando e mantendo Santa Catarina como exemplo de sanidade agropecuária no Brasil e no mundo”, salientou.

SERVIÇOS E INOVAÇÃO

Entre os principais serviços prestados pelo ICASA estão a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), o termo de entrega de kit de brincos (TEK), o sistema de rastreabilidade, o inventário de animais, o cadastro da Unidade de Exploração Pecuária (UEP), além do georreferenciamento das propriedades e do controle de identificação animal.

O Instituto também promove ações de educação sanitária, orientação técnica e desenvolve projetos institucionais e de pesquisa, ampliando sua atuação para além da fiscalização e contribuindo com inovação no campo da sanidade agropecuária.

SUGESTÃO DE BOX: ICASA

O Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (ICASA) foi criado em 2007 e é mantido pelas agroindústrias catarinenses que, através dele, supriram as deficiências do Estado em vigilância sanitária e abriram novas fronteiras comerciais. O Instituto mantém uma força-tarefa de controle para evitar a entrada de doenças no território barriga-verde, formada por veterinários, auxiliares, administrativo, veículos e equipamentos. A contribuição do ICASA foi definitiva para a obtenção do atual status sanitário porque o instituto supriu necessidades que o Estado de Santa Catarina tinha nesta área.

A atuação do instituto é de reconhecida importância para a manutenção e melhoria do status zoossanitário catarinense – PRIMEIRA área livre de aftosa sem vacinação no Brasil. Essa cooperação é essencial na manutenção do status no Estado com o fim de garantir a qualidade dos produtos de origem animal e assegurar a saúde pública, colaborando, também, para a proteção da economia catarinense, buscando ampliar a competitividade dos mercados internos e externos.



Foto 01 – Conselheiro Executivo do ICASA, Osvaldo Miotto Junior e a médica veterinária e conselheira técnica do Icasa, Luciane Surdi. (Foto Divulgação ICASA).



Foto 02 – O ICASA completou 20 anos de atuação em 2025 e marcou a data com uma cerimônia de homenagens a fundadores em Florianópolis. (Foto Divulgação ICASA).



Foto 03 – O jantar ocorreu na última semana e reuniu empresas parceiras e instituições que contribuíram para a consolidação da entidade, criada em 2006 a partir de uma Parceria Público-Privada (PPP). (Foto Divulgação ICASA).