Alagoas

Secretaria de Estado da Fazenda participa da XXII Semana de Economia na Ufal

Luiza Guedes* / Ascom Sefaz 26/08/2025
Secretaria de Estado da Fazenda participa da XXII Semana de Economia na Ufal
Marcos Freitas ministrou uma palestra dinâmica e interativa - Foto: Marya Rita

Com o objetivo de compartilhar conhecimentos e valorizar a área da Economia, o superintendente de Política Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Marcos Freitas, ministrou na noite dessa segunda-feira (25) a palestra “Política fiscal e indicadores fiscais de Alagoas” durante a XXII Semana de Economia (Semeco 2025), na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

 

O evento conta com uma programação de três dias e é voltado para a comunidade acadêmica, profissionais da área e interessados.

 

O momento foi oportuno para aprofundar a compreensão sobre os desafios e as transformações da realidade contemporânea, com foco em abordar as ferramentas e os debates que envolvem a economia e suas conexões com outras áreas do conhecimento. Nesse contexto, Marcos representou a Fazenda de Alagoas e falou sobre os resultados fiscais do Estado, medidas atuais e as perspectivas econômicas no Nordeste.

 

Um dos pontos altos da palestra foi a análise do papel desempenhado pelos estados na liderança dos investimentos públicos estruturantes. O superintendente informou que houve um avanço significativo em termos de volume de investimentos estaduais, superando os níveis de investimento da União.

 

O destaque ficou para Alagoas, que nos últimos anos manteve elevado nível de investimentos públicos em diversas áreas, como infraestrutura rodoviária e aeroportuária, saneamento, urbanização, saúde e educação, e figurando na primeira colocação dentre todos os estados do país em 2024.

 

“É uma grande satisfação participar da XXII Semana de Economia da Ufal, um espaço de diálogo e reflexão tão importante para todos. Como superintendente de Política Fiscal, ressalto também a importância da universidade para a Sefaz, pois muitos dos nossos colaboradores são alunos ou egressos da academia, o que demonstra a qualidade da formação acadêmica e reforça o papel estratégico da instituição na preparação de profissionais que hoje contribuem diretamente para a gestão fiscal do Estado. Estar presente no evento é também valorizar os profissionais que atuam diariamente com seriedade e compromisso na construção de políticas e análises que impactam a vida de toda a sociedade”, relatou.

 

O estudante de Economia, Alberto Oliveira, participou da XXII Semana da Economia e destacou o quanto a apresentação de Marcos foi uma ótima oportunidade para aprofundar o conhecimento do tema com clareza, trazendo uma abordagem objetiva e interativa, além de sanar as dúvidas sobre o real significado da política fiscal e sua aplicação no cenário atual.

 

"Eu tive, mais uma vez, a oportunidade de prestigiar uma excelente palestra do superintendente da Sefaz. O que mais me chamou a atenção foi a dinâmica da palestra, pois a cada final da explicação, ele propunha um quiz interativo com o público. As perguntas reforçavam o conteúdo apresentado e quem acertasse ganhava um livro. Essa abordagem interativa tornou a palestra ainda mais envolvente e eficaz no aprendizado. Sem dúvida, foi uma experiência enriquecedora", destacou.

 

Os desafios não foram deixados de lado. O palestrante complementou trazendo questões como a descentralização fiscal, a negociação de dívidas e a necessidade de lidar com futuras crises econômicas, indicando uma visão abrangente. 

* Estagiária, sob supervisão