Cidades

Academias do Povo se tornam aliadas no combate ao tabagismo em Maceió

Aulão esportivo apresenta aos pacientes do 2º Centro de Saúde um novo apoio no processo para vencer o vício do cigarro

26/08/2025
Academias do Povo se tornam aliadas no combate ao tabagismo em Maceió
Para muitos participantes, foi a primeira vez em contato com a estrutura das academias, que oferecem acesso gratuito a diversas modalidades de exercícios. - Foto: Ascom Semesp

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado na próxima sexta-feira (29), a Secretaria Municipal de Esporte (Semesp) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveram, na manhã desta terça-feira (26), um Aulão de Combate ao Tabagismo na Academia do Povo da Jatiúca.

A iniciativa reuniu pacientes do 2º Centro de Saúde que estão em fase inicial do tratamento para parar de fumar e apresentou o espaço público como um aliado na luta contra o vício.

Para muitos participantes, foi a primeira vez em contato com a estrutura das academias, que oferecem acesso gratuito a diversas modalidades de exercícios. A ideia foi mostrar que a prática esportiva pode ser uma ferramenta importante no processo de abandono do cigarro, fortalecendo tanto o corpo quanto a mente.

Segundo a coordenadora do programa de Combate ao Tabagismo, Laís Porangaba, a ação ampliou o olhar dos pacientes sobre novas possibilidades de cuidado. “Muitos não frequentam academias por questões financeiras. Conhecer esse projeto gratuito é uma oportunidade única de aliar saúde e atividade física à causa de parar de fumar”, destacou.

O núcleo presente na atividade é o único em Maceió dedicado exclusivamente ao tratamento do tabagismo. Atualmente, a rede municipal conta com 10 núcleos ativos de apoio, onde os pacientes participam de grupos de acompanhamento. O tratamento, indicado pelo Ministério da Saúde, é realizado em etapas: três meses de acompanhamento intensivo, seguidos por nove meses de acompanhamento, período considerado crucial para evitar recaídas.

Para participar, basta comparecer ao núcleo localizado em frente à Praça Maravilha com o cartão do SUS e a identidade. O atendimento é feito por acolhimento, e o paciente entra em uma lista de espera para ser inserido no próximo grupo. Durante as reuniões, são trabalhados conteúdos do Ministério da Saúde, que ajudam o fumante a compreender sua relação com o cigarro, seja por dependência química, psicológica ou comportamental.

De acordo com o secretário de Esporte, Francisco Nascimento (Chicão), além do acompanhamento clínico, a experiência na Academia do Povo mostrou aos participantes que o esporte pode ser incorporado à rotina como mais um aliado no enfrentamento do tabagismo. “Nosso projeto já transformou a vida de milhares de maceioenses, agora também será um exemplo de como o esporte pode ser usado como ferramenta de saúde e qualidade de vida, ajudando as pessoas a superarem desafios”, pontuou.

Sobre as Academias do Povo

Criadas pela Prefeitura de Maceió, as Academias do Povo são espaços voltados à prática de atividade física, convívio social e lazer da população. Equipadas com aparelhos de musculação e áreas para exercícios funcionais, contam com professores e estagiários de Educação Física à disposição. Com aulas de musculação, circuito funcional, alongamento e abdominal, as academias funcionam de segunda a sexta-feira, das 5h às 9h e das 16h às 20h.

Atualmente, 10 unidades estão em funcionamento em diferentes bairros da capital alagoana, atendendo, em média, 180 mil pessoas por mês.

O acesso é gratuito mediante matrícula on-line no aplicativo MUDE - Yoga e Fitness, disponível para IOS e Android.

Para garantir a permanência, é necessário doar dois pacotes de leite em pó mensalmente, que são destinados a instituições sociais. Só no primeiro semestre de 2025, mais de seis mil pacotes de leite foram arrecadados e distribuídos para instituições carentes de Maceió.