Alagoas
Área Lilás do Hospital de Emergência do Agreste transforma jardim em painel de conscientização sobre violência contra a mulher

Profissionais da Área Lilás do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, transformaram um dos jardins da instituição em um imenso painel de alerta e conscientização sobre a violência contra a mulher. Para isso, foram fincadas cruzes de madeira com balões lilás, acompanhadas de frases que refletem expressões ainda comuns em situações de agressão: “Mulher no volante, perigo constante”, “Não conta pra ninguém senão te mato”, “Foi só uma vez”, “Ele disse que vai mudar”, “Você está exagerando”, “Você é só minha”, “Ninguém vai acreditar em você”, entre outras frases de impacto.
A ação faz parte das atividades do Agosto Lilás, mês de mobilização nacional pelo fim da violência contra a mulher, e foi coordenada pela psicóloga Yanna Albuquerque. “Essas frases parecem banais, mas carregam violência psicológica, moral, ameaças. Elas silenciam e adoecem. Quando expomos isso em um espaço público, queremos provocar reflexão e mostrar que a violência não se resume a marcas físicas. Ela também está nas palavras que ferem e aprisionam”, destacou a coordenadora da Área Lilás do HEA.
A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, ressaltou o papel do hospital na promoção de debates que ultrapassam o atendimento de saúde. “Quando transformamos um jardim em espaço de conscientização, mostramos que o combate à violência é um compromisso coletivo. O Agosto Lilás nos lembra que não podemos normalizar nenhuma forma de agressão”, afirmou.
 (3).jpg)
Tipos de Violência contra a mulher
As ações da campanha também têm destacado os diferentes tipos de violência:
Violência física: uso da força que coloque em risco a integridade ou saúde da mulher.
Violência psicológica: dano emocional, diminuição da autoestima, controle de ações e decisões.
Violência sexual: obrigar a presenciar, manter ou participar de relação sexual não desejada.
Violência patrimonial: reter, destruir ou subtrair bens, documentos e recursos da vítima.
Negligência: recusa ou omissão de cuidados necessários à pessoa vulnerável.
Violência moral: calúnia, difamação ou injúria.
A Área Lilás no HEA
A Área Lilás integra a Rede de Atenção às Violências (RAV), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia, para acolher vítimas de violência. O serviço conta com médicas, enfermeiras, psicólogas e assistentes sociais capacitadas para orientação, escuta qualificada e encaminhamentos. A rede também oferece suporte a profissionais da segurança pública.
Canais de Denúncia
Casos de violência contra a mulher podem ser denunciados de forma anônima pelos telefones Disque 180, Disque 181 ou Disque 100.
 (1).jpg)
Encerramento da programação
Encerrando a programação do Agosto Lilás, a Área Lilás do HEA realiza no próximo dia 30 de agosto uma atividade especial voltada para o autocuidado da mulher, com o tema “Autocuidado como limite a todos os tipos de violência”.
O evento acontece às 8h, no Ginásio
da Escola Santa Catarina, e terá um treinamento funcional com o educador físico
Guilherme Matos. A atividade é direcionada às servidoras do HEA e convidadas
especiais, que devem comparecer usando roupa fitness.
Mais lidas
-
1SOLIDARIEDADE
Amigos se mobilizam para custear tratamento de Marcos Adriano, ex-Santos, São Paulo e Flamengo
-
2POLÍTICA
Paulo Dantas anuncia para outubro maior concurso público da história de Alagoas
-
3SUBORNO
Homem que envenenou cães em Palmeira dos Índios tentou subornar policiais após prisão
-
4
Pedagoga da Editora Espiral fala sobre responsabilidade afetiva para pessoas envolvidas na educação especial
-
5AÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO
Justiça obriga Palmeira dos Índios a criar canal oficial para Guarda Municipal, que atendia pelo celular do comandante