Alagoas
Ministério Público realiza palestra em Santana do Ipanema sobre prevenção à violência doméstica e de gênero

No município sertanejo de Santana do Ipanema, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) promoveu uma palestra dentro da campanha Agosto Lilás, dedicada ao enfrentamento e à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher. O evento foi destinado a alunos de escolas públicas nessa segunda-feira (25).
O encontro, que contou com a participação da promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher do MPAL, Ariadne Dantas, e do promotor de Justiça Kleytionne Souza – que atua no combate à violência doméstica em Santana, abordou os diferentes tipos de violência previstos na legislação penal: física, psicológica, sexual, moral e patrimonial. “Essa iniciativa buscou não apenas informar, mas também conscientizar a comunidade escolar sobre os sinais que caracterizam cada forma de violência, reforçando a importância da denúncia e do acolhimento às vítimas”, declarou Ariadne Dantas.
Segundo ela, o Ministério Público tem um papel fundamental nesse enfrentamento à violência doméstica e de gênero. “Atuamos não apenas na responsabilização dos agressores, mas também na prevenção, na orientação da sociedade e no fortalecimento da rede de proteção. É preciso que as mulheres saibam que não estão sozinhas, que existem canais de acolhimento e que o silêncio não pode ser uma opção. Nosso compromisso é com a defesa da dignidade, da liberdade e da vida dessas mulheres”, acrescentou a promotora de Justiça.
Violência de gênero na internet
Um dos pontos de destaque foi a abordagem sobre a violência virtual de gênero, cada vez mais presente nas redes sociais e na internet. “Falamos sobre como têm sido crescente as exposições indevidas da intimidade, ofensas e perseguições digitais como práticas que também configuram violência contra a mulher e trazem sérias consequências emocionais e sociais para as vítimas”, argumentou Kleytionne Souza.
Durante sua exposição, o promotor detalhou como é a atuação da promotoria em Santana, citou um estudo de caso que ocorreu na cidade, mostrou dados que comprovavam como a violência virtual de gênero tem crescido no Brasil, explicou sobre o papel do jovem nesse tipo de enfrentamento e disponibilizou os canais de denúncia.
A palestra contou com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinteal), por meio da presidente da região de Santana doIpanema, Cristina Alves, que mediou os debates.
O Agosto Lilás
A ação integrou o conjunto de atividades realizadas pelo Ministério Público ao longo do mês de agosto, em diversos municípios, com o objetivo de fortalecer a rede de proteção e promover uma cultura de respeito, igualdade e não violência.
Mais lidas
-
1SOLIDARIEDADE
Amigos se mobilizam para custear tratamento de Marcos Adriano, ex-Santos, São Paulo e Flamengo
-
2POLÍTICA
Paulo Dantas anuncia para outubro maior concurso público da história de Alagoas
-
3SUBORNO
Homem que envenenou cães em Palmeira dos Índios tentou subornar policiais após prisão
-
4
Pedagoga da Editora Espiral fala sobre responsabilidade afetiva para pessoas envolvidas na educação especial
-
5AÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO
Justiça obriga Palmeira dos Índios a criar canal oficial para Guarda Municipal, que atendia pelo celular do comandante