Alagoas

Alagoas promove nesta quinta oficina preparatória para a COP30

Julyan Bomfim / Ascom Serfi 26/08/2025
Alagoas promove nesta quinta oficina preparatória para a COP30
Secretário Júlio Cezar diz que etapa é momento prévio de debate entre as instituições governamentais e civis - Foto: Ascom Serfi

Alagoas realiza nesta quinta-feira (28) a sua oficina estadual do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica (PTE-NE), iniciativa coordenada pelo Consórcio Nordeste que busca alinhar os estados da região em torno de uma estratégia comum de desenvolvimento sustentável, transição energética e justiça social.


 

O encontro reunirá representantes do governo, da sociedade civil, do setor produtivo e da academia para discutir propostas e projetos que irão compor a carteira alagoana a ser apresentada em instâncias nacionais e internacionais, incluindo a COP30, em Belém (PA).


 

O PTE-NE é um desdobramento territorial do Plano Nacional de Transformação Ecológica, lançado pelo Ministério da Fazenda em 2023, e está estruturado a partir de seis eixos estratégicos: financiamento sustentável, bioeconomia e sistemas agroalimentares, transição energética, economia circular, infraestrutura verde e adaptação às mudanças climáticas, e adensamento tecnológico.

 


Em Alagoas, a mobilização está sendo conduzida pela Secretaria de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), em parceria com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Governança) e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

 


Até o momento, já foram reunidos 12 projetos estaduais que se enquadram nesses eixos e que poderão ser levados à próxima etapa do processo: a COP Nordeste, em Fortaleza, no mês de setembro de 2025, culminando com a apresentação do PTE-NE na COP30, em Belém, em novembro de 2025, ocasião histórica em que o Brasil voltará ao centro das negociações globais sobre o clima.

 


A rodada de oficinas estaduais já começou no Ceará, onde foi realizada a primeira reunião no dia 21 de agosto, em Fortaleza. O calendário segue até o fim de setembro, com encontros em todos os estados nordestinos: Maranhão (26/08); Alagoas (28/08); Rio Grande do Norte (01/09); Bahia (05/09); Paraíba (10/09); Sergipe (11/09); Piauí (12/09) e Pernambuco (29/09).

 


A consolidação das propostas ocorrerá na COP Nordeste, em Fortaleza, em setembro, e o documento final do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica será entregue ao Ministério da Fazenda pelos governadores do Nordeste durante a COP30, reafirmando o papel da região como vanguarda nacional e global na construção de caminhos sustentáveis e inclusivos.

 


“Essa etapa do PTN-E, em Alagoas, é importantíssima, uma vez que será um momento prévio de debate entre as instituições governamentais e civis, o que permitirá a apresentação de propostas inovadoras coerentes com os eixos da COP30. Até porque, o Governo de Alagoas tem muitos projetos voltados ao desenvolvimento de energia limpa, aproveitamento de recursos ambientais e desenvolvimento sustentável", ressaltou o secretário Júlio Cezar.