Geral
Operação resgata 26 animais silvestres vítimas de maus-tratos em Palmeira dos Índios
Aves eram vendidas ilegalmente em feira livre; infrator foi autuado por crime ambiental e maus-tratos

Uma ação de fiscalização realizada na segunda-feira (25) resultou no resgate de 26 animais silvestres que estavam em situação de maus-tratos em uma feira livre no povoado Canafístula de Frei Damião, em Palmeira dos Índios, no Agreste alagoano. A operação foi conduzida pela equipe de Fauna da 15ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco.
Entre as espécies resgatadas estavam aves conhecidas como extravagante, sebite, xexéu, curió, rolinha, papa-capim, galo-de-campina, tiziu, canário-da-terra, sanhaço, pixoxó e trinca-ferro. A maioria era mantida em gaiolas e exposta para venda na tradicional feira de gado do município.
A operação teve início após denúncia de comércio ilegal de animais silvestres. Durante a abordagem, os fiscais identificaram indícios que levaram até a casa de um suspeito, onde foram encontrados mais espécimes em situação irregular. Todos os 26 animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Maceió, para avaliação veterinária antes de serem reintroduzidos na natureza.
O responsável pelo comércio não possuía autorização legal nem registro nos órgãos competentes e foi autuado com base no artigo 24 do Decreto nº 6.514/2008, que regulamenta infrações ambientais. Além disso, responderá por maus-tratos, já que três aves estavam debilitadas em decorrência do manejo inadequado.
Segundo a coordenadora da equipe Fauna, Diandra Aline Santos Silva, a prática de manter aves silvestres como animais de estimação ainda persiste em várias regiões por questões culturais, mas representa um grave risco ambiental. “É essencial que a população compreenda os impactos dessa retirada da fauna da natureza”, alertou.
Até o momento, a 15ª etapa da FPI já contabiliza 160 animais silvestres apreendidos em feiras e criadouros de Alagoas. Desse total, 70 já passaram por triagem e estão em processo de retorno ao habitat natural.
A equipe de Fauna é integrada por agentes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), que seguem atuando de forma conjunta no combate ao tráfico de animais silvestres e na conscientização ambiental.
Mais lidas
-
1SUBORNO
Homem que envenenou cães em Palmeira dos Índios tentou subornar policiais após prisão
-
2
Pedagoga da Editora Espiral fala sobre responsabilidade afetiva para pessoas envolvidas na educação especial
-
3AÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO
Justiça obriga Palmeira dos Índios a criar canal oficial para Guarda Municipal, que atendia pelo celular do comandante
-
4JUSTIÇA
Idoso flagrado envenenando cães em Palmeira dos Índios é solto após audiência de custódia
-
5VIOLÊNCIA
Mulher é morta a machadadas dentro de casa em São Luís do Quitunde