Brasil

Chile retoma importação de aves do Brasil após suspender compra da Argentina devido à gripe aviária

25/08/2025
Chile retoma importação de aves do Brasil após suspender compra da Argentina devido à gripe aviária
Foto: © Jonas de Oliveira/ANPR/Fotos Públicas

Após suspender as importações de aves da Argentina nesta segunda-feira (25), devido a um surto de gripe aviária no país, o Chile anunciou a retomada das importações brasileiras do produto.

Principal fornecedor de aves do Chile, com 57% dos embarques anuais, segundo dados oficiais, o Brasil também teve um surto de gripe aviária em maio que causou a interrupção de importações para vários países.

Em comunicado do Serviço Agrícola e Pecuário (SAG), a ministra da Agricultura do Chile, Ignacia Fernández, disse que a boa comunicação com instituições congêneres no Brasil permitiu a reabertura de um mercado particularmente significativo para o consumo de produtos avícolas chileno.

A Argentina é o terceiro maior fornecedor de carne de aves do Chile e exporta 8% desse produto para o vizinho andino, segundo o SAG chileno.

No Brasil, um surto de influenza aviária de alta patogenicidade em frangos reprodutores no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, identificado em 15 de maio, levou à suspensão total das exportações de carne de aves por parte de 21 países, incluindo China, África do Sul, Uruguai, Argentina, Índia e Paquistão, além da União Europeia (UE).

Além de Chile, Namíbia, Macedônia do Norte e Arábia Saudita suspenderam nesta semana as restrições à importação de carne de aves do Brasil.

Nas últimas semanas, o mesmo ocorreu com vários países importantes, como Argentina, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Índia, México ou Reino Unido.

A influenza aviária H5N1 é altamente contagiosa entre aves e pode causar grandes prejuízos econômicos ao setor avícola, embora o risco de transmissão para humanos seja considerado baixo.

Por Sputinik Brasil