Cidades

Semana do Agosto Dourado orienta sobre técnicas de primeiros socorros em creches de Penedo

Gabriela Flores – jornalista e social midia SMS 25/08/2025
Semana do Agosto Dourado orienta sobre técnicas de primeiros socorros em creches de Penedo
Foto: Mirelly Barbosa – social midia SMS

A Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza a Semana do Agosto Dourado e a Semana do Bebê neste mês dedicado à promoção e ao incentivo da amamentação, com um foco mais amplo no cuidado e desenvolvimento infantil.

O Agosto Dourado tem o objetivo promover e proteger o aleitamento materno, mostrando os benefícios para a saúde, tanto da criança quanto da mãe, além de ser um direito humano. Já a Semana do Bebê promove discussões para tornar a primeira infância uma prioridade nas políticas públicas e na sociedade.

Em Penedo, o trabalho educativo é feito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o 6º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), equipe que nesta segunda-feira, 25, orientou pais e responsáveis por crianças matriculadas no Centro Municipal de Educação Infantil Everaldo Gama, a primeira Creche CRIA instalada em Penedo.


Os militares do 6º GBM passaram orientações sobre técnicas de primeiros socorros em casos de engasgo para recém-nascidos, crianças e adultos, demonstrando como agir em cada caso.

Episódios de engasgo são comuns em bebês, inclusive durante a amamentação. Em crianças menores, o risco maior é de broncoaspirar alimentos em grão ou pequenos objetos levados à boca por curiosidade.

E ainda como parte das atividades alusivas ao Agosto Dourado e à Semana do Bebê, a Secretaria de Saúde de Penedo deslocou parte da equipe do posto do Oiteiro até a creche CRIA Everaldo Gama para viablizar a atualização da caderneta de vacinação das crianças.


A próxima ação do trabalho que envolve as secretarias de Educação e de Saúde, junto com o 6º Grupamento de Bombeiros Militar, será realizada na próxima sexta-feira, 29, no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Lúcia Nogueira, creche localizada no bairro Raimundo Marinho.