Alagoas
Unicafes-AL realiza visita técnica à primeira cooperativa de milho do estado de Alagoas
Coofasa fica localizada no médio sertão do estado e reúne inovação, determinação e tecnologia

Mais um passo importante foi dado para fortalecer o cooperativismo alagoano. A União de Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes-AL) realizou neste sábado (23) uma visita técnica à Cooperativa de Agricultura Familiar do Semiárido Brasileiro (Coofasa), a primeira a se dedicar à produção do milho em Alagoas. Localizada em Olivença, no médio sertão alagoano, a cooperativa apresenta uma história de superação após renovar o plantio, depois de perder a safra devido a um período de seca.
A Coofasa possui uma média de produção de 100 sacos de milho por hectare. Atualmente, conta com 16 produtores e uma área de 150 hectares. Contando com um maquinário moderno para auxiliar na produção, consegue conciliar milho e tecnologia, trazendo inovação ao setor cooperativista. Graças à determinação dos cooperados e técnicos, conseguiu se recuperar após perder 95% da safra em 2024, devido a um período de seca intensa.
“Essa iniciativa no segmento do cooperativismo vai ser muito relevante para o nosso estado, que é a primeira que está dedicada à cultura do milho”, destacou Júnio Lopes, membro diretor da Unicafes-AL.
“Eu costumo dizer que sem a força dos órgãos regulamentadores do cooperativismo, sem a força da federação, a cooperativa não chega a lugar nenhum. Nós fazemos nosso esforço aqui, mas a gente não sai do lugar, a gente não decola, se não estivermos de mãos dadas: produção, produtor e federação”, destacou Elânio Santana, presidente da cooperativa. “Estamos aqui de portas abertas para trazer o cooperado para cá”.
Mais lidas
-
1SUBORNO
Homem que envenenou cães em Palmeira dos Índios tentou subornar policiais após prisão
-
2ESPORTE
Alagoana Duda Arakaki faz história e lidera Seleção em conquista inédita no Mundial de Ginástica Rítmica
-
3
Pedagoga da Editora Espiral fala sobre responsabilidade afetiva para pessoas envolvidas na educação especial
-
4OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos
-
5COVARDIA
Crueldade no Centro de Palmeira: homem é detido por envenenar cães