Alagoas
Primeiro restaurante-escola de Alagoas reforça papel do Centro de Inovação como espaço de aprendizado e conexões
O Centro de Inovação do Jaraguá (CIPT), maior hub de tecnologia de Alagoas, recebe o restaurante-escola Portuá, com pratos de alta gastronomia assinados por alunos da Universidade Mário Pontes Jucá (UMJ). A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), e a UMJ, consolidando o Centro de Inovação do Jaraguá como um polo de aprendizado, negócios e experiências para toda a sociedade.
Inaugurado no mês de julho e localizado na Rua Melo Póvoas, 110 (dentro do CIPT), o Portuá produz cerca de 50 a 70 pratos por dia, cerca de 360 por semana, durante o horário do almoço, tendo como prato preferido do público o Filé de Tilápia. O restaurante funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 14h, oferecendo ao público uma experiência completa, que vai desde entradas até pratos principais de alta gastronomia e sobremesas. Para quem deseja conhecer mais do cardápio, basta acessar pelo link https://restauranteportua.com.br/.
Com a cozinha liderada pela coordenadora do curso de Gastronomia e chef de cozinha Camila Couto, os alunos da UMJ têm a oportunidade de vivenciar, na prática. o dia a dia de um restaurante profissional, unindo técnica, criatividade e inovação.
Segundo Camila, o aprendizado é completo, desde a ideação do prato. "Todo o cardápio foi desenvolvido pelos alunos dentro da proposta pedagógica do curso de Gastronomia da UMJ. Eles participaram de todas as etapas: desde o estudo e planejamento para a abertura do restaurante até a criação dos pratos e das fichas técnicas. Hoje, são os próprios alunos que preparam e montam cada prato servido no restaurante, colocando em prática todo o conhecimento adquirido durante a formação”, destacou a Chef.
Camila Couto diz que, mesmo com um mês de sua abertura, o público já elegeu seus pratos favoritos, sendo, o campeão de vendas. o filé de tilápia, seguido pelo risoto de siri e camarão e o filé au poivre. Os pratos mencionados variam de R$26 a R$56.
Frequentador do restaurante Portuá, o arquiteto Arthur Douly destaca que participou do projeto arquitetônico do ambiente e, além disso, é cliente assíduo do local, que se diferencia pela culinária de qualidade e pelos preços acessíveis.
“Participei do desenvolvimento do projeto e hoje tenho a oportunidade de usufruir deste espaço gastronômico, que ficou incrível. Além de facilitar minha rotina de trabalho, oferece pratos variados, acessíveis e muito saborosos. Costumo pedir sempre o mesmo porque realmente vale a pena. O espaço atende a todos os públicos e já atrai até visitantes de fora, o que mostra o quanto tem sido um sucesso”, frisou o arquiteto.
Para o secretário da Secti, Silvio Bulhões, a parceria é um exemplo de como o Centro de Inovação se conecta com a sociedade e cumpre um papel estratégico. “Ter o Portuá aqui significa oferecer um espaço de qualidade para os frequentadores, mas também criar oportunidades de capacitação, movimentando a economia local’, destacou”.
Sobre o papel do Centro de Inovação
Com uma edificação moderna, localizada em uma das áreas mais valorizadas da cidade - o bairro de Jaraguá - reconhecidamente a área de preservação cultural de maior destaque de Maceió, o Centro de Inovação do Polo Tecnológico de Alagoas tem o compromisso de promover o empreendedorismo e a inovação; fomentando ou incubando, sobretudo, empresas de base tecnológica, orientando o setor instalado no Estado de forma a atender às demandas da sociedade.
É um ambiente para fortalecimento das empresas locais e atração de novos empreendimentos de base tecnológica voltados para o desenvolvimento de soluções em tecnologia dos setores públicos, privados, universidades e centros de pesquisa.
Com espaços gratuitos para quem deseja trabalhar e estudar, funcionando 24h por dia, de domingo a domingo, o Centro contribui diretamente com a melhoria da competitividade das empresas e estimula o desenvolvimento econômico do estado.
Mais lidas
-
1SUBORNO
Homem que envenenou cães em Palmeira dos Índios tentou subornar policiais após prisão
-
2ESPORTE
Alagoana Duda Arakaki faz história e lidera Seleção em conquista inédita no Mundial de Ginástica Rítmica
-
3
Pedagoga da Editora Espiral fala sobre responsabilidade afetiva para pessoas envolvidas na educação especial
-
4COVARDIA
Crueldade no Centro de Palmeira: homem é detido por envenenar cães
-
5OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos