Economia
xAI, de Elon Musk, processa Apple e OpenAI e alega que empresas são 'monopolistas'

A startup de inteligência artificial (IA) de Elon Musk, xAI, processou a Apple e a OpenAI nesta segunda-feira, 25, alegando que ambas estão ilegalmente impedindo a concorrência para empresas de IA.
A ação judicial afirma que a parceria entre as gigantes do setor de tecnologia torna o ChatGPT o "único chatbot de IA generativa que se beneficia de bilhões de prompts de usuários originados de centenas de milhões de iPhones".
Isso permite que a OpenAI use os prompts e feedbacks para melhorar seu modelo, uma vantagem significativa, de acordo com a queixa. A ação também afirma que a Apple está despriorizando os aplicativos de chatbots concorrentes nas classificações da App Store.
"Em uma tentativa desesperada de proteger seu monopólio de smartphones, a Apple se uniu à empresa que mais se beneficia ao inibir a concorrência e a inovação em IA: a OpenAI, uma monopolista no mercado de chatbots de IA generativa", acrescenta a ação judicial.
Um porta-voz da Apple não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. Fonte: Dow Jones Newswires.
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado
Mais lidas
-
1ESPORTE
Alagoana Duda Arakaki faz história e lidera Seleção em conquista inédita no Mundial de Ginástica Rítmica
-
2SUBORNO
Homem que envenenou cães em Palmeira dos Índios tentou subornar policiais após prisão
-
3COVARDIA
Crueldade no Centro de Palmeira: homem é detido por envenenar cães
-
4OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos
-
5
Pedagoga da Editora Espiral fala sobre responsabilidade afetiva para pessoas envolvidas na educação especial