Alagoas

Daqui pro Mundo: Estudantes alagoanos desbravam a costa britânica nas falésias de Seven Sisters

Natalício Vieira / Ascom Seduc 25/08/2025
Daqui pro Mundo: Estudantes alagoanos desbravam a costa britânica nas falésias de Seven Sisters
Alunos de Brighton visitaram um dos cartões-postais naturais do sul da Inglaterra - Foto: Marina Sales


O grupo de 20 alunos do programa Daqui pro Mundo, do Governo de Alagoas, que faz intercâmbio na cidade de Brighton, no Reino Unido, trocou as paisagens urbanas por um cenário de tirar o fôlego nesse domingo (24). O destino foi o Seven Sisters Country Park, onde os estudantes embarcaram em uma trilha cênica, conectando-se diretamente com a natureza e a história da Inglaterra.

 

As falésias, que se erguem entre as cidades de Seaford e Eastbourne, são uma verdadeira maravilha geológica. Formadas há milhões de anos por esqueletos de algas marinhas microscópicas (os cocolitóforos), elas exibem um branco puro e cintilante, resultado da erosão constante que impede a vegetação de cobrir as rochas.

 

O nome "Sete Irmãs" vem dos sete picos que compõem o paredão, tornando-se um cartão-postal natural do sul da Inglaterra. Além de sua beleza, as Seven Sisters são famosas por serem cenário de filmes como Atonement e Harry Potter e o Cálice de Fogo, reforçando seu status cultural.

 

No intercâmbio, que acolhe alunos de diversas cidades alagoanas, o grupo de 20 estudantes de Worthing também teve uma visita cultural marcante na última sexta-feira, 22 de agosto, aprofundando o contato com a cultura britânica por meio de suas atividades programadas.

 

O olhar de quem vive a experiência

 

A experiência de caminhar pelas falésias de Seven Sisters tocou os estudantes de diferentes formas. Para Adelmo Júnior, de 18 anos, estudante da Escola Estadual Muniz Falcão, de Cacimbinhas, a visita foi uma vivência transformadora. Ele descreveu a primeira impressão como de um “forte impacto e inspiração pela paisagem grandiosa e dramaticamente diferente da de Alagoas”.

 

Para ele, estar ali permitiu compreender de modo visceral a importância daquelas falésias como uma fortaleza natural que moldou a identidade da nação. "Oferecendo um contexto real para os eventos históricos de defesa e isolamento que aulas ou museus apenas descrevem," ressaltou Adelmo.

 

Já para Samuel Oliveira, de 16 anos, estudante da Escola Estadual Professor José Quintela Cavalcanti, de Arapiraca, a visita foi “simplesmente incrível”. O que mais o encantou foi a vista do topo das colinas, de onde podiam ver o mar e a paisagem ao redor. Mesmo sem conseguir visitar todas as sete colinas, ele ficou feliz com a experiência.

 

“Foi o suficiente para aproveitar e fico feliz que minha primeira trilha tenha sido tão boa”, afirmou o estudante, destacando a beleza do local e a satisfação pessoal de sua primeira caminhada.

 

Vivências que transformam e inspiram

 

O programa Daqui pro Mundo tem como objetivo principal oferecer aos jovens uma oportunidade única de aprimoramento do idioma inglês e, sobretudo, de desenvolvimento pessoal. Ao vivenciarem a rotina, os costumes e os cenários do Reino Unido, os alunos expandem sua visão de mundo, ganham independência e se preparam para um futuro promissor, seja na vida acadêmica ou profissional.

 

Para Samuel Oliveira, a experiência está sendo duplamente transformadora, especialmente porque é sua primeira vez fora do país. Ele resumiu o sentimento de sua jornada. “Conhecer outras partes do mundo é completamente incrível”.

 

Samuel destacou a satisfação em perceber sua evolução na fluência do idioma e a alegria de criar novas conexões. “É muito legal quando você percebe a sua fluência em outra língua melhorando e a satisfação é incrível, além do mais, conhecer pessoas de outros países é sempre bem divertido”, comentou.

 

Ele também compartilhou sobre a maior diferença que percebeu entre a expectativa e a realidade do intercâmbio. Samuel confessa que, no início, pensou que seria difícil se acostumar com o ambiente e a cultura e que passaria o intercâmbio com saudades de casa.

 

“Mas, depois de alguns dias eu percebi que é muito mais fácil do que parece”, revelou, mostrando a facilidade com que se adaptou a uma nova realidade, uma das maiores lições de sua jornada.