Cidades
Evento reúne professores e diretores para troca de experiências sobre práticas inclusivas
‘Maceió pela Inclusão’ integra projeto de formação continuada da Semed

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e instituições parceiras, realiza nos dias 26, 28 e 29 de agosto, o evento “Maceió Pela Inclusão”, em defesa da Educação Inclusiva na rede pública municipal de ensino.
O encontro integra o Projeto "Formação Continuada Semed", realizado por meio da Fundepes, e reúne diretores escolares, professores, profissionais de apoio escolar e técnicos da educação, além de representantes das secretarias de Saúde, Assistência Social e Mulher, em um espaço de diálogo, aprendizagem e troca de experiências sobre práticas pedagógicas inclusivas.
A programação começa nesta terça-feira (26), no auditório da Uninassau, bairro Farol, com credenciamento a partir das 12h30, seguido de abertura institucional e acolhida cultural com apresentação do Grupo de Crianças da Pestalozzi. A partir das 14h30, será realizada a palestra magna “Educação Inclusiva na Prática: desafios e possibilidades para construir uma escola de todos e para todos”, conduzida por especialistas em psicopedagogia, fonoaudiologia e educação inclusiva.
Na quinta-feira, dia 28 de agosto, as atividades acontecem no Bloco 14 da Ufal, com oficinas voltadas ao Planejamento Educacional Individualizado (PEI). Coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental participarão de atividades práticas e reflexivas sobre estratégias inclusivas, conduzidos por pesquisadores e especialistas da área.
Encerrando a programação, no dia 29 de agosto, o evento reúne os Profissionais de Apoio Escolar (PAE) no Auditório da Reitoria da Ufal e nas salas do Bloco 14. Pela manhã terá a palestra “Promoção da autonomia e funcionalidade nas atividades da vida autônoma”, além de oficinas sobre autorregulação, comunicação alternativa, construção de materiais pedagógicos acessíveis e criação de ambientes inclusivos. No período da tarde, as oficinas continuam em diferentes salas do campus.
O Maceió Pela Inclusão visa fortalecer a rede pública municipal de ensino, incentivando práticas pedagógicas que respeitem a diversidade, promovam acessibilidade e assegurem o direito de aprendizagem a todos os estudantes.
Mais lidas
-
1ESPORTE
Alagoana Duda Arakaki faz história e lidera Seleção em conquista inédita no Mundial de Ginástica Rítmica
-
2SUBORNO
Homem que envenenou cães em Palmeira dos Índios tentou subornar policiais após prisão
-
3COVARDIA
Crueldade no Centro de Palmeira: homem é detido por envenenar cães
-
4OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos
-
5
Pedagoga da Editora Espiral fala sobre responsabilidade afetiva para pessoas envolvidas na educação especial