Cidades

Maceió sedia em outubro o 14º Workshop Brasileiro de Micrometeorologia

É a primeira vez que o evento é realizado no Nordeste; prazo para submissão de trabalhos vai até o dia 31 deste mês

Diana Monteiro - jornalista 25/08/2025
Maceió sedia em outubro o 14º Workshop Brasileiro de Micrometeorologia

De 21 a 24 de outubro, Maceió sediará a 14ª edição do Workshop Brasileiro de Micrometeorologia, realizado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em parceria com várias instituições. O evento terá como local o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Maceió, e reunirá aproximadamente 400 participantes e apresentação de cerca de 200 trabalhos científicos.

De acordo com o professor Rosiberto Salustiano, do Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat) da Ufal, que faz parte da comissão organizadora, o evento consta de uma programação variada com a finalidade de abranger os diversos aspectos que envolvem a micrometrologia, que é o estudo da meteorologia em pequena escala em uma menor área de estudo, como, por exemplo, ambiente urbano. As inscrições seguem até o dia 24 de outubro, mas o prazo para submissão de trabalhos científicos se encerra no dia 31 deste mês.

“O evento vai reunir os maiores profissionais da área de micrometeorologia, em Maceió. Estudiosos, não somente com reconhecimento de currículo nacional, como também, pesquisadores estrangeiros, a exemplo dos Estados Unidos e da Europa, convidados como palestrantes, o que vai proporcionar importantes debates na área", destacou Rosiberto.

São áreas temáticas do 14º Workshop Brasileiro de Micrometeorologia: Aplicações em Agrometeorologia, Aplicações em Energias Renováveis, Aplicações em Modelagem Atmosférica, Estudos Fundamentais em Turbulência, Física da Camada Limite Planetária, Micrometeorologia Observacional e Poluição Atmosférica na Camada Limite Planetária

O workshop é destinado a professores e alunos do curso de Meteorologia, bem como profissionais da área e afins, como as engenharias, arquitetura, agronomia e geografia, e tem como foco estudos de microclima e as dificuldades enfrentadas em ambientes urbanos, principalmente. "Mas não somente em ambientes urbanos. Como por exemplo, desastres naturais, como também microclimas envolvendo a agricultura, que precisa bastante de informações da meteorologia, como as condições do tempo, as condições climáticas, de temperatura e umidade relativa e chuva”, revelou o professor Rosiberto.

O pesquisador aproveita para destacar que, pela primeira vez, o evento está sendo realizado no Nordeste, o estado de Alagoas foi escolhido para sediar, na capital, a 14º edição. "O Workshop Brasileiro de Micrometeorologia já é um evento consolidado que vem sendo sediado por outros estados. Começou na sua primeira edição no Rio Grande do Sul, em Santa Maria, na Universidade Federal de Santa Maria, e mais recentemente foi para o Belém do Pará. Depois voltou para o Rio Grande do Sul, na Universidade Unipampa, em Alegrete, e, pela primeira vez, esse evento está vindo para Maceió", enfatizou.

Apoio e parceria


Entre as universidades parceiras da edição deste ano estão a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que fica no Rio Grande do Sul (RS), e Universidade Estadual do Ceará (Uece). Conta com apoio institucional do Ifal, Universidade de Taubaté (SP) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O CNPq, a Fapeal e a Capes são as agências de fomento apoiadoras do importante evento científico com abrangente debate de contribuição à ciência e à sociedade. Mais informações acessar este link