Alagoas
Exposição ‘Entre o Mar e o Sertão, tem o Mangue’ pode ser visitada até 30 de agosto no Teatro Deodoro

A exposição “Entre o mar e o sertão, tem o mangue”, da artista visual, arquiteta e urbanista alagoana Simone Freitas, está chegando aos seus últimos dias. Em cartaz no Complexo Cultural do Teatro Deodoro, em Maceió, a mostra pode ser visitada gratuitamente até 30 de agosto, de segunda a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos e feriados, das 14h às 17h.
Com obras que unem lirismo e crítica social, Simone Freitas traduz em cores, sobreposições e gestos artísticos a complexidade dos ecossistemas alagoanos. Memória, experiência e afeto conduzem a narrativa visual, em um diálogo constante entre natureza, cidade e pertencimento.
“Essas memórias afetivas me inspiraram a criar uma série que transita entre os lugares do meu cotidiano e lembranças que nos conectam a espaços ou momentos vividos”, explica a artista.
 10.00.54_0ecf46b3.jpg)
A curadoria da mostra é assinada por Iranei Barreto, jornalista, pesquisadora e especialista em Práticas Culturais Populares. Já a expografia leva a assinatura de Daniel Cavalcante e a identidade visual, de Weber Bagetti.
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Governo Federal, operacionalizados pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
Além do conjunto inédito de obras, a mostra exibe instalações e obras táteis voltadas a pessoas com deficiência visual. “As obras de Simone Freitas revelam um gesto ao mesmo tempo ético e poético. A exposição convida o público a repensar sua relação com os espaços que habita, propondo escuta, cuidado e reexistência”, destaca a curadora.
Em sua terceira mostra individual, Simone Freitas retoma uma trajetória iniciada em 2018, com a exposição “Através do a(mar)”, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA). Desde então, participou de importantes coletivas, como o “Circuito Criativo das Alagoas”, no Museu Histórico de Jundiaí (SP); “Urbanografia” (2019), na Galeria Gama, em Maceió; e o “Circuito Expositivo da Casa Tato” (2024), em São Paulo, que reuniu curadores de destaque, entre eles Claudinei Roberto.
 10.00.52_ffcf5b1c.jpg)
Seu percurso inclui ainda feiras e exposições internacionais, como “Le Carrousel du Louvre” (2022), em Paris; “Brussels International – Contemporary Art Salon” (2022), na Bélgica; e a mostra “Brasil X Portugal – Rota das Empreendedoras” (2024), no Porto. No Brasil, marcou presença em eventos como a Casacor Recife. Mais recentemente, realizou uma imersão artística no Sertão do Uma, sob mentoria da curadora Julie Belfer.
SERVIÇO
Exposição: Entre o mar e o sertão, tem o mangue
Artista: Simone Freitas
Visitação: Até 30 de agosto de 2025
Local: Complexo Cultural Teatro Deodoro
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n – Centro, Maceió
Horários de visitação: Segunda a sábado: 8h às 17h | Domingos e feriados: 14h às 17h
Agendamento para grupos (escolas, ONGs e instituições): Alice Silva – (82) 9 8884-6885 | [email protected] (apenas de segunda a sexta)
Classificação indicativa: Livre
Entrada: Gratuita
Mais lidas
-
1ESPORTE
Alagoana Duda Arakaki faz história e lidera Seleção em conquista inédita no Mundial de Ginástica Rítmica
-
2SUBORNO
Homem que envenenou cães em Palmeira dos Índios tentou subornar policiais após prisão
-
3COVARDIA
Crueldade no Centro de Palmeira: homem é detido por envenenar cães
-
4OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos
-
5
Pedagoga da Editora Espiral fala sobre responsabilidade afetiva para pessoas envolvidas na educação especial