Alagoas

Presidente do Sistema Faeal/Senar diz a servidores da Adeal que governador Paulo Dantas está disposto a atender reivindicações da categoria

FAEAL Comunicação 25/08/2025
Presidente do Sistema Faeal/Senar diz a servidores da Adeal que governador Paulo Dantas está disposto a atender reivindicações da categoria

O presidente do Sistema Faeal/Senar, Álvaro Almeida, recebeu na manhã desta segunda-feira (25), André Sandes, Eduardo Calixto e Henrique Tenório, dirigentes do Sindicato dos Servidores de Fiscalização Estadual Agropecuária de Alagoas (Sinfeagro). Na pauta, os desdobramentos da reunião entre Álvaro Almeida e o governador Paulo Dantas, para tratar de assuntos relacionados à Adeal.

“Acabei de afirmar aos servidores a disposição do governador em atender os pleitos da categoria. Como chefe do Executivo estadual e produtor rural, ela sabe da importância estratégica da Adeal e se mostrou sensível às exigências do Ministério da Agricultura e Pecuária, que pede um maior controle sanitário nos estados, incluindo as necessidades já apontadas pelo sindicato, que inclui reestruturação de carreiras e realização de concurso público, além da readequação de valores da GTA”, informou Álvaro Almeida.

Os representantes sindicais expressaram ao presidente do Sistema Faeal/Senar, a preocupação com a demora na implementação das medidas já anunciadas pelo governo. “Sabemos do empenho do setor produtivo em apoiar nossas reivindicações, por isso estamos aqui mais uma vez para falar com o Dr. Álvaro”, disse André Sandes, em nome do Sinfeagro. Segundo ele, o sindicato busca agora reabrir o canal de negociação com o governo estadual, contando com o apoio de aliados do setor produtivo e da esfera política que reconhecem a importância do trabalho desenvolvido pela categoria.

Os servidores da Adeal têm motivos para orgulho profissional. Desde 2008, em parceria com o setor produtivo do agronegócio, conseguiram retirar Alagoas da zona de risco desconhecido para febre aftosa, passando progressivamente para risco médio, depois livre com vacinação e, atualmente, livre sem vacinação.

“Todos juntos, mas sem dúvida os servidores abnegados têm uma boa parte desse mérito”, completou o sindicalista, ressaltando que este trabalho foi reconhecido pelo próprio governador em entrevistas recentes. Ele conta que, além do Sistema Faeal/Senar, os servidores têm contado com o apoio do atual presidente da Adeal, Marco Albuquerque, e da Assembleia Legislativa, principalmente os deputados ligados ao setor agrícola.

“Nós estamos vendo que as forças estão se unindo para o benefício do agronegócio, incluindo o recente encontro de Marco Albuquerque e do assessor de Defesa Agropecuária, Caio Vieira, com a procuradora-geral do Estado, Samya Suruagy. Mas os servidores estão desmotivados, já que não têm tido o seu pleito atendido, vendo que outros servidores de várias outras categorias estão sendo beneficiados”, concluiu o representante sindical.