Alagoas

Governo de Alagoas abre projeto 'Nise em Cores e Formas' com capacitação sobre saúde mental

Gabriel Cabral* / Ascom Vice-Governadoria 25/08/2025
Governo de Alagoas abre projeto 'Nise em Cores e Formas' com capacitação sobre saúde mental
Projeto do Governo de Alagoas foi lançado durante workshop do Sebrae, em Maceió - Foto: Gabriel Cabral


O projeto “Nise em Cores e Formas” foi lançado nesta segunda-feira (25), durante workshop do Sebrae, em Maceió. A ideia é promovida pela Vice-Governadoria e marca o início das ações da Rede Alagoana de Artistas Visuais para a Saúde Mental.

 

Formada por 33 profissionais — entre artistas, terapeutas e arte-educadores — a rede atuará em todo o estado, levando arte, cuidado e inclusão social para os alagoanos.

 

O coordenador-geral do projeto, Vinícius Palmeira, destacou a importância do encontro inaugural. “A abertura de hoje é uma das iniciativas mais simbólicas do projeto Nise 120. Estamos reunindo profissionais da arte e da saúde mental para mostrar como a cultura pode transformar vidas. Queremos que essa integração deixe marcas nos territórios e nas pessoas, fortalecendo o legado de Nise da Silveira”, afirmou.

 

O deputado federal Paulão também prestigiou a abertura e lembrou a criação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) pelo então governador e atual vice-governador Ronaldo Lessa. Para ele, esse histórico de fortalecimento da saúde e da educação dialoga diretamente com a proposta atual.

 

“A Uncisal foi um marco para a formação em saúde e educação em Alagoas. Hoje, ver o governo apoiar um projeto que une cultura e saúde mental é motivo de orgulho, porque honra a trajetória de Nise e fortalece o compromisso social com os 102 municípios do estado”, destacou.

 

A presidente do Instituto de Ação e Desenvolvimento para a Cidadania (Iadec), Alessandra Moretti, reforçou o papel da entidade como proponente da iniciativa.

 

“Nosso estatuto tem como missão promover cultura e bem-estar, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade. Este projeto vem para democratizar o acesso à arte e apoiar usuários da rede de saúde mental em todo o estado. É um trabalho que abraça os 102 municípios e cria oportunidades reais de inclusão”, disse.

 

O coordenador terapêutico da rede, Fabiano Leirias, falou do caráter integrador das atividades.

 

“É um dia especial em que artistas visuais alagoanos, profissionais de saúde e oficineiros dos Centros de Atenção Psicossocial se encontram. Essas ações niserianas unem arte e cuidado, promovendo inclusão e qualidade de vida para pessoas em sofrimento psíquico em todo o estado de Alagoas”, comentou.

 

A coordenadora de produção, a escultora Marta Arruda, projetou as próximas etapas da programação. “Estamos construindo algo inédito. Imagine uma exposição com 100 telas produzidas por pacientes dos CAPs em Maceió e Arapiraca. Será uma oportunidade única de dar visibilidade à potência criativa desses artistas e ao papel da arte na saúde mental”, avaliou.

 

*Estagiário, sob supervisão