Alagoas

Mestrado em Ciências Ambientais de Penedo dá as boas-vindas aos novos alunos

Atividade marcou o início das aulas do primeiro mestrado na Unidade Educacional que integra o Campus Arapiraca

Izadora García - relações públicas 25/08/2025
Mestrado em Ciências Ambientais de Penedo dá as boas-vindas aos novos alunos

O Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCIAMB), da Unidade de Educacional de Penedo, vinculada ao Campus Arapiraca da Ufal, deu início às suas atividades com recepção aos novos alunos. A primeira aula aconteceu no Centro de Cultura e Extensão Universitária (CEU) e reuniu docentes, técnicos e estudantes.

Os mestrandos foram recepcionados com um café da manhã especial, pensado para integrar e celebrar a conquista da unidade. Na ocasião, houve uma apresentação da estrutura administrativa, do corpo docente e do quadro técnico que ficará responsável pelos estudantes pelos próximos dois anos.

“Foi um momento importante para nos conhecermos e nos integrarmos. Posteriormente, realizaremos uma aula inaugural oficial”, afirmou o professor Jaime Schmitt, coordenador do Programa.

Sobre o PPGCIAMB

O PPGCIAMB é o primeiro mestrado sediado na Unidade Penedo, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2024.

Com três linhas de pesquisa, que abrangem temas como educação ambiental, conservação da sociobiodiversidade, políticas públicas, produção sustentável e gestão de recursos naturais, o Programa promove o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, com o intuito de formar profissionais preparados para enfrentar os desafios socioambientais contemporâneos.

“Voltado especialmente às regiões do Baixo São Francisco, Litoral Sul e Agreste alagoano, o mestrado tem como missão formar profissionais para enfrentar desafios socioambientais, promover sustentabilidade e fortalecer o desenvolvimento regional, conectando ciência, gestão e políticas públicas”, afirmou Schmitt.

“A criação do Programa marca um avanço na interiorização da pós-graduação no estado, ampliando oportunidades acadêmicas e estimulando o empreendedorismo e a formação de lideranças locais”, complementou.