Política
Comissão aprova projeto sobre informações acerca da assistência farmacêutica do SUS

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou projeto de lei que inclui na Lei Orgânica da Saúde exigências sobre a publicidade das informações sobre a assistência farmacêutica para o acesso a medicamentos pelos cidadãos.
O projeto seguirá para análise dos senadores, a menos que haja pedido para que seja votado também pelo Plenário da Câmara.
A relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), recomendou a aprovação da versão (substitutivo) acatada anteriormente pela Comissão de Saúde para o Projeto de Lei 1613/22, do deputado José Nelto (União-GO).
O substitutivo determina que as informações sobre a assistência farmacêutica sejam disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas plataformas já existentes, sendo tratadas juntamente com a política de medicamentos.
Acesso integral
O texto exige ainda que o SUS assegure o acesso integral aos produtos essenciais, em todos os níveis de complexidade, incluindo a divulgação, de forma simples e de fácil entendimento, dos direitos de todos acerca da adequada assistência farmacêutica.
Também prevê que deve ser assegurada a publicidade dos estoques dos medicamentos existentes nas farmácias públicas e o desenvolvimento de sistemas que permitam o cadastramento prévio de pacientes que utilizam medicamentos de alto custo, estratégicos e especializados.
Mais lidas
-
1ESPORTE
Alagoana Duda Arakaki faz história e lidera Seleção em conquista inédita no Mundial de Ginástica Rítmica
-
2SUBORNO
Homem que envenenou cães em Palmeira dos Índios tentou subornar policiais após prisão
-
3COVARDIA
Crueldade no Centro de Palmeira: homem é detido por envenenar cães
-
4OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos
-
5
Pedagoga da Editora Espiral fala sobre responsabilidade afetiva para pessoas envolvidas na educação especial