Alagoas
Ufal oferece 24 vagas para Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Programa em rede é semipresencial e as inscrições podem ser feitas de 1° a 30 de setembro

O Conselho Gestor e a Comissão Nacional de Pós-graduação do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio) anunciaram a abertura das inscrições para o Exame Nacional de Acesso de 2026. O processo seletivo oferece um total de 584 vagas, distribuídas em 28 instituições associadas ao programa, e a Universidade Federal de Alagoas vai disponibilizar 24 delas.
As inscrições estarão abertas de 1º a 30 de setembro pelo site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que é a instituição sede. Essa etapa é remota, assim como a realização da prova, marcada para o dia 19 de outubro, por meio do aplicativo da empresa Testwe. Os candidatos devem instalar o app previamente em seus computadores.
O Profbio é destinado a professores de Biologia atuantes na rede pública de ensino do Brasil que desejam obter a titulação de mestre, contribuindo para a qualificação do ensino de Biologia nas escolas públicas do país.
Para garantir a participação, o candidato deve ser portador de diploma de curso superior em Ciências Biológicas, Biologia ou ciências com habilitação em Biologia, devidamente registrado no Ministério da Educação. Além disso, é imprescindível que o professor esteja atuando como efetivo ou contratado na rede pública de ensino, ministrando aulas de Biologia ou disciplinas afins, no ensino médio ou anos finais do ensino fundamental.
As provas serão compostas por questões de múltipla escolha, abordando temas do conteúdo programático do Enade de Biologia, e terão caráter eliminatório e classificatório. Mais detalhes, incluindo o conteúdo exigido podem ser consultados no edital disponível no site da Copeve da UFMG.
O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 28 de novembro.
Sobre o curso e as vagas
O Profbio, coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), oferece uma formação semipresencial, com aulas presenciais uma vez por semana. No caso da Ufal as aulas serão às sextas-feiras.
Das 24 vagas destinadas para a instituição, 11 são de ampla concorrência, 2 para servidores da Ufal e 11 contemplam as ações afirmativas, sendo 5 vagas para negros (pretos e pardos), 2 para indígenas, 2 vagas para pessoas Trans (Transgêneros, Transexuais, Travestis), refugiados, assentados, e 2 destinadas às pessoas com deficiência.
Mais lidas
-
1ESPORTE
Alagoana Duda Arakaki faz história e lidera Seleção em conquista inédita no Mundial de Ginástica Rítmica
-
2SUBORNO
Homem que envenenou cães em Palmeira dos Índios tentou subornar policiais após prisão
-
3COVARDIA
Crueldade no Centro de Palmeira: homem é detido por envenenar cães
-
4OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos
-
5
Pedagoga da Editora Espiral fala sobre responsabilidade afetiva para pessoas envolvidas na educação especial