Cidades
Gestão JHC avança no atendimento em saúde bucal e ultrapassa 70 mil atendimentos
Dados são referentes ao primeiro semestre de 2025

De janeiro a julho de 2025, a rede pública municipal de saúde realizou 72.776 atendimentos clínicos odontológicos, demonstrando o compromisso com a qualidade de vida e o cuidado com a saúde bucal da população maceioense com o serviço sendo oferecido em quase todas as unidades básicas de saúde da capital alagoana.
Os avanços na atenção à saúde bucal geram impacto direto na prevenção de doenças e reduzem a demanda por tratamentos odontológicos. Júlio César e Jennifer Ingrid levaram a filha Maria Isis, de 3 anos, para continuar o tratamento odontológico. Eles chegaram ao Pam Salgadinho por meio da unidade de saúde Rui Palmeira, no bairro do Vergel do Lago, onde foi diagnosticada com cárie dentária.
“Estamos vindo aqui desde dezembro de 2024. O atendimento é muito bom e a doutora Ana Lívia é uma excelente profissional, sabe lidar com a criança. Ela primeiro conquistou a confiança e só iniciou o tratamento depois. Do algodão até o final ela mostra à criança para que serve e o que vai fazer com aquilo. Ísis fica bastante segura e é raro chorar”, conta a mãe.

Roseilda de Oliveira é mãe de Larissa Vitória, 11 anos, que busca o diagnóstico e o tratamento de uma lesão extensa na boca. “O atendimento está maravilhoso, fomos bem recebidas e acolhidas. O pessoal foi muito disciplinado e deram atenção o tempo todo. Só tenho a agradecer o prefeito JHC e os profissionais daqui, que já até marcaram a cirurgia da Larissa”, afirma a mãe ao agradecer pelos cuidados dos profissionais com a filha.
A entrada para quem busca atendimento odontológico continua sendo a atenção primária, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família, exceto a UDA Uncisal, UBS José Guedes, USF João Moreira, UDA Divaldo Suruagy, Telessaúde Caetés e UBS Marlene Lanverly. Havendo a necessidade, o dentista encaminha o usuário para o Pam Salgadinho para o atendimento de procedimentos mais complexos.
A coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Marcella Holanda, destaca que o Pam Salgadinho é referência para todo o município de Maceió e conta com serviços de odontopediatria, estomatologista, endodontia, periodontia, radiologia e cirurgias.
“O bloco F foi reformado. Todos os consultórios são equipados e modernizados. Temos os melhores profissionais, super-capacitados e renomados em todo o estado. É uma equipe maravilhosa, um exército, porque a gente abraça a causa do paciente e, quando não conseguimos resolver, vamos atrás de outra solução”.

Para ter acesso aos serviços de especialidades odontológicas, como periodontia, endodontia, cirurgia bucomaxilofacial, prótese dentária, pacientes com necessidades especiais, estomatologia, odontopediatria, radiologia e disfunção temporomandibular/dor orofacial é necessário o encaminhamento e regulação pelo sistema PRONTO!, que organiza o fluxo de pacientes com base na necessidade e na oferta disponível.
Ana Lídia Soares é odontopediatra há 24 anos e destaca que a saúde bucal está diretamente relacionada ao bem-estar físico, emocional e social. “Uma boca saudável contribui para uma boa mastigação, digestão e qualidade de vida, vai muito além de apenas ter um sorriso bonito. Esse cuidado deve existir desde que nascemos, com um atendimento individualizado em cada bebê e seguindo esse padrão por toda a vida, mantendo sempre uma alimentação saudável e a escovação dos dentes em dia”, pontua.
Mais lidas
-
1ESPORTE
Alagoana Duda Arakaki faz história e lidera Seleção em conquista inédita no Mundial de Ginástica Rítmica
-
2SUBORNO
Homem que envenenou cães em Palmeira dos Índios tentou subornar policiais após prisão
-
3COVARDIA
Crueldade no Centro de Palmeira: homem é detido por envenenar cães
-
4OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos
-
5
Pedagoga da Editora Espiral fala sobre responsabilidade afetiva para pessoas envolvidas na educação especial