Geral
Descoberta arqueológica neolítica na Alemanha revela cultura de 7 mil anos de idade (FOTOS)

Arqueólogos alemães descobriram várias fundações de casas do Neolítico Médio em um grande canteiro de obras perto de Holzwickede, onde será desenvolvido o parque empresarial Eco Port Sud, perto do Aeroporto de Dortmund, escreve o portal Arkeonews.
O portal destaca que o local pode refletir duas fases distintas de assentamentos de quase 7.000 anos atrás, com cerâmica e fundações oferecendo evidências importantes de habitação precoce.

"Essas construções refletem a cultura Rossen, que era particularmente comum nos solos férteis da Vestefália. Assentamentos são frequentemente encontrados ao longo do corredor Hellweg, entre o Sauerland e o Ruhr", ressaltou Michael Baales, o chefe da Associação Paisagista de Vestefália-Lippe.
Nesse contexto, continua o artigo, na década de 1950, os arqueólogos descobriram uma enorme casa de madeira de 65 metros de comprimento em Bochum-Gerthe, uma das maiores estruturas pré-históricas conhecidas.
Em comparação, o contorno quase completo da casa de 30 metros encontrado em Holzwickede é modesto, pois essas casas tipicamente abrigavam pessoas, animais e depósitos de grãos sob o mesmo teto.

Embora as estruturas de madeira tenham se deteriorado, postes profundos revelam múltiplas fases de ocupação, incluindo edifícios sobrepostos, enquanto alguns artefatos sugerem um assentamento neolítico possivelmente de curta duração.

A atividade posterior da Idade de Ferro é evidenciada por fragmentos de cerâmica distintos do século I.
"Esta escavação enfatiza quanto tempo as sociedades agrícolas viveram e deixaram sua marca ao longo do Hellweg. É essencial que o desenvolvimento moderno respeite esse patrimônio cultural e garanta que esses traços sejam documentados para as gerações futuras", finalizou Baales.
Mais lidas
-
1ESPORTE
Alagoana Duda Arakaki faz história e lidera Seleção em conquista inédita no Mundial de Ginástica Rítmica
-
2SUBORNO
Homem que envenenou cães em Palmeira dos Índios tentou subornar policiais após prisão
-
3COVARDIA
Crueldade no Centro de Palmeira: homem é detido por envenenar cães
-
4OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos
-
5
Pedagoga da Editora Espiral fala sobre responsabilidade afetiva para pessoas envolvidas na educação especial