Geral
Governo e STF temem sanções de Donald Trump durante julgamento de Jair Bolsonaro
Ações podem ir de sobretaxas a congelamento de bens de ministros, em retaliação à perseguição política que o ex-presidente estaria sofrendo no Brasil.

A possibilidade de novas sanções de Donald Trump contra o Brasil está gerando preocupação entre integrantes do governo federal e do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida, que pode incluir sobretaxas a produtos brasileiros e congelamento de bens de autoridades, seria uma retaliação à perseguição política que o ex-presidente Jair Bolsonaro estaria sofrendo no país, segundo a justificativa apresentada por Trump.
O temor, no Planalto e no STF, é que novas sanções possam afetar outros ministros do Supremo, além de Alexandre de Moraes, que já sofreu restrições com base na Lei Magnitsky. O impacto político é considerado relevante, mesmo com poucos magistrados tendo patrimônio significativo nos EUA.
Em um movimento para conter a crise, o ministro Flávio Dino determinou que ordens estrangeiras só terão validade no Brasil após a confirmação do STF, uma decisão que elevou a tensão nos mercados. Embora a ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) tenha responsabilizado Bolsonaro e Trump pela instabilidade, o governo federal reconhece a preocupação com possíveis retaliações adicionais do Tesouro norte-americano.
O governo do Brasil, sem espaço para interferir nas decisões do Supremo, tem adotado um discurso de defesa da soberania nacional. A crise política tende a manter o clima de incerteza nas relações bilaterais entre os dois países nos próximos meses.
Mais lidas
-
1ESPORTE
Alagoana Duda Arakaki faz história e lidera Seleção em conquista inédita no Mundial de Ginástica Rítmica
-
2SUBORNO
Homem que envenenou cães em Palmeira dos Índios tentou subornar policiais após prisão
-
3COVARDIA
Crueldade no Centro de Palmeira: homem é detido por envenenar cães
-
4OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos
-
5
Pedagoga da Editora Espiral fala sobre responsabilidade afetiva para pessoas envolvidas na educação especial