Geral
Com música, poesia e celebração à cultura, Piranhas recebe mais uma edição do Vozes do Velho Chico
Evento acontece nos dias 5 e 6 de setembro e traz novidades como curta documentário inédito e atração musical escolhida através do voto popular

A histórica cidade de Piranhas, no sertão de Alagoas, já se prepara para viver mais um encontro de arte, cultura e tradição às margens do Rio São Francisco. Nos dias 5 e 6 de setembro, acontece a edição 2025 do Vozes do Velho Chico, festival que une música, poesia, teatro, cinema e manifestações populares em uma verdadeira celebração da identidade nordestina.
Criado em 2014, o Vozes nasceu como um movimento de homenagem ao Rio São Francisco e, ao longo de mais de uma década, consolidou-se como um espaço de valorização da cultura, da comunidade e da natureza. Já passaram pelo evento dezenas de artistas e grupos de várias regiões do país, que levaram ao público apresentações de música, literatura, artes visuais, circo, teatro e gastronomia. Além dos shows, o festival também se tornou referência pelo compromisso ambiental e social, promovendo ações de sustentabilidade, inclusão e partilha com as comunidades ribeirinhas.
Para celebrar cada vez mais a cultura, o Vozes do Velho Chico edição 2025 lançará o curta documentário “Fazendo Arte na Beira do Rio”, dirigido por Ana Flávia Ferraz, com imagens de Vitória Dias e edição de Tell Aragão. A produção apresenta a essência do festival e sua conexão com as manifestações culturais de Piranhas, mostrando como a arte navega como uma canoa de tolda pelas águas do Velho Chico, levando poesia, afeto e resistência.
O curta documentário faz parte da programação do CineTrilha, que este ano está em uma parceria com o NEPED (Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas) da UFAL. O cine trilha deste ano exibirá os curtas Cartas à Tia Marcelina, Estação Aquarius e o próprio Fazendo Arte na Beira do Rio.
Outra inovação desta edição foi o processo de voto popular para escolha de uma das atrações musicais. “O Vozes recebeu as inscrições de artistas de quatro estados lindos que fazem nossa cultura vibrar e nossa alegria crescer: Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe. Quando lançamos a chamada para músicos, sabíamos que viria coisa boa, mas a beleza dessa resposta superou tudo. Chegaram vozes de tantas cidades, estados, cantos e recantos”, comemorou Susie Cysneiros, do Instituto Boibumbarte de Cultura, que assina a produção do Vozes do Velho Chico.
Dentre os diversos inscritos, a curadoria do Vozes escolheu três artistas - Marcela Souza (PE), Mago Veio (AL) e Victor Pirralho (AL) - para disputar o voto popular, através da página do Instagram: @vozesdovelhochico. No voto popular a vitoriosa foi a cantora pernambucana Marcela Souza, intérprete que resgata o coco de roda em um espetáculo marcado por ancestralidade, resistência e autoestima. Ela subirá ao palco do Vozes do Velho Chico no sábado, dia 06.
A abertura da programação acontece na sexta-feira (05/09), na Vila dos Pescadores, com entrada gratuita. Às 16h, o grupo pernambucano Teatro de Retalhos leva sua palhaçaria para as ruas em uma apresentação interativa e irreverente.
Esse ano o Teatro de Retalhos trás um espetáculo inédito: Big Bang - quem riu primeiro. O espetáculo é uma fábula cômico-poética que mistura cultura popular, música, teatro e palhaçaria para narrar a origem do universo sob a ótica do humor. A trama é conduzida por três palhaços: Lombada, Cazulino e Arrepio.
Logo depois, às 18h, o tradicional Cortejo do Boi do Chico, conduzido pelo Mestre Laércio (AL), percorre a vila em uma explosão de cores, música e celebração popular.
Já o sábado (06/09) concentra as atividades na Pousada Trilha do Velho Chico, transformada em palco cultural. A partir das 16h, o público poderá visitar a Feirinha do Vozes, espaço que reúne artesanato e produtos autorais, participar do Sarau de Todas as Vozes, conhecer a exposição poética Árvore Guardiã e conferir os curtas do CineTrilha. Às 19h, acontece o Recital Poetas do Velho Chico com o ator e poeta Otávio Cabral (AL).
Na sequência, o palco se enche de música. Às 19h30, teremos Marcela Souza. Às 20h45, a banda Serumsol (PE) assume a cena com seu som experimental, que mistura rock alternativo e música brasileira em atmosferas intensas. Para fechar a noite em grande estilo, às 22h, o trio Ednardo Dalí, Miguel Marinho e Tonfil (PE), de São José do Egito, celebra a canção e a poesia nordestina em um show que passeia por composições autorais e releituras da MPB.
Segundo o idealizador e realizador do evento, Flávio Ferraz, com a programação diversificada e com as novidades lançadas a cada ano, o Vozes do Velho Chico reafirma a missão de fortalecer os vínculos entre comunidade, natureza e arte. “O Vozes é um movimento coletivo, um espaço de afeto, resistência e celebração. Em cada edição, buscamos valorizar o território, a cultura e a simplicidade sofisticada que o sertão oferece”, destacou Flávio Ferraz.
Realizado pela Pousada Trilha do Velho Chico e produzido pelo Instituto Boibumbarte de Cultura, o Vozes 2025 conta com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Ministério da Cultura, Governo Federal, Prefeitura de Piranhas e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Programação Vozes do Velho Chico 2025
Sexta-feira (05/09) – Vila dos Pescadores – Entrada gratuita
16h – Big Bang – Quem Riu Primeiro, espetáculo de palhaçaria do Teatro de Retalhos (PE).
18h – Cortejo do Boi do Chico, com Mestre Laércio (AL).
Sábado (06/09) – Pousada Trilha do Velho Chico – Ingressos na bilheteria
16h – Feirinha do Vozes: artesanato e produtos autorais.
16h – Árvore Guardiã: versos poéticos pendurados na craibeira.
16h – Sarau de Todas as Vozes: espaço aberto para múltiplas linguagens artísticas.
18h – CineTrilha: exibição dos curtas Cartas à Tia Marcelina, Estação Aquarius e Fazendo Arte na Beira do Rio.
19h – Recital Poetas do Velho Chico, com Otávio Cabral (AL).
19h30 – Show de Marcela Souza (PE).
20h45 – Show da banda Serumsol (PE).
22h – Show de Ednardo Dalí, Miguel Marinho e Tonfil (PE).
Serviço: Vozes do Velho Chico 2025Data: 5 e 6 de setembroLocal: Piranhas – AL | Vila dos Pescadores e Pousada Trilha do Velho ChicoIngressos: R$ 17,50 (meia) | R$ 35 (inteira)
Vendas online: Sympla
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos
-
2POLÍCIA
Inquérito aponta que Gabriel Lincoln estava desarmado no momento da morte
-
3POLÍCIA
Motorista de ônibus escolar é preso em flagrante por furto de pneus em Arapiraca
-
4CRISE CLIMÁTICA
Terremoto de magnitude 7,5 é registrado no extremo sul da Argentina e do Chile
-
5POLÍCIA
Médico que atropelou e matou cinco pessoas em Ouro Branco presta depoimento