Alagoas

Sefaz Alagoas homenageia servidores durante evento

Tatyane Barbosa / Ascom Sefaz 23/08/2025
Sefaz Alagoas homenageia servidores durante evento
Evento técnico foi em alusão ao Mês do Servidor Fazendário 2025 - Foto: Ascom Sefaz-AL


A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) promoveu, nesta sexta-feira (22), o evento técnico em alusão ao Mês do Servidor Fazendário 2025, que traz como mensagem: “Com a Eficiência de Hoje, Sefaz o Legado de Amanhã”. A frase reforça a importância das ações presentes na construção de um futuro sólido para a instituição e para Alagoas.

A abertura foi conduzida pelos secretários da Receita Estadual, Francisco Suruagy; do Tesouro Estadual, Monique Assis; e da Gestão Interna, Kelly Freire, que destacaram a relevância do trabalho dos servidores e o papel fundamental que exercem na transparência, no compromisso social e na execução de projetos estratégicos do órgão.

Na sequência, os participantes acompanharam a palestra “Liderança Sustentável: Decisões e Projetos que Transformam o Presente e Melhoram o Futuro”, ministrada por Eduardo Setton, professor titular da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), consultor em Gestão de Projetos Complexos com Inteligência Artificial (IA) e mentor em Transformação Digital.

“Todo projeto pode ser uma ferramenta de impacto quando há clareza de valor, comunicação estruturada e engajamento real das pessoas. Quero que cada servidor saia com a certeza de que pode ser um líder conector, alguém que une talentos, gerações e competências em torno de um resultado maior. No fim, não são apenas números, sistemas ou relatórios: é a vida das pessoas em Alagoas que se transforma quando um projeto dá certo”, destacou o palestrante.

O ponto alto do encontro foi a homenagem aos servidores fazendários. Receberam reconhecimento oito profissionais como “Super Servidores”, por sua excelência e destaque no desempenho das funções; 44 servidores tiveram menção honrosa publicada no Diário Oficial do Estado; outros oito foram lembrados como “Servidores Ocultos”, por atuarem em áreas essenciais, mas pouco visíveis ao público; e mais de 100 servidores foram agraciados pelo tempo de serviço dedicado ao órgão.

Entre os agraciados como “Super Servidores” esteve Edleuza Melo, que é gerente de Conformidade Fiscal. Ela atua há mais de 31 anos como Auditora Fiscal da Receita Estadual (Afre), dedicando sua carreira exclusivamente às atividades tributárias, contribuindo com o desenvolvimento do Estado de Alagoas. “Fico muito feliz com mais esse reconhecimento dos meus colegas de trabalho. Em 2017, tive a honra de receber a Medalha do Mérito Sílvio Carlos Vianna e, agora, sinto-me novamente lisonjeada com esta nova indicação feita por eles”, comemorou.

Uma das servidoras que recebeu menção honrosa foi Brenda Rocha, que é Auditora de Finanças e Controle de Arrecadação da Fazenda Estadual/Gerente de Normas Contábeis. “Receber esta menção honrosa no evento da Sefaz-AL é motivo de enorme orgulho e gratidão. Sempre sonhei em ser concursada e atuar como auditora em um órgão tão reconhecido e, hoje, ver minha trajetória institucional valorizada me enche de felicidade. Em meio a tantos colegas competentes e comprometidos, este reconhecimento renova minha motivação para seguir contribuindo com dedicação ao serviço público”, ressaltou.

Eli Brito, Auditor de Finanças e Controle de Arrecadação da Fazenda Estadual, ingressou em 2020 na Sefaz-AL. Ele foi um dos contemplados com a homenagem de “Servidor Oculto” pelo órgão. “Sempre tive o sonho de ser servidor público, e atuar na área que gosto é extremamente gratificante. Ser um dos homenageados me enche de felicidade, pois é o reconhecimento do trabalho que realizo com dedicação e busco exercer com excelência todos os dias”, mencionou.

José Edison foi um dos homenageados pelo tempo de serviço, com mais de 40 anos dedicados à Secretaria da Fazenda. “Já se passaram quatro décadas desde que cheguei aqui, vividas entre muitos desafios e conquistas. Receber uma placa em reconhecimento a essa trajetória, com meu nome, é motivo de grande alegria e será guardada com muito carinho”, concluiu.