Alagoas

"Liberdade e Soberania": mulheres extrativistas de Alagoas trazem a força da pimenta rosa para o Salão do Turismo

Conheça a história de Rita Paula, agricultora e extrativista que, junto a outras mulheres, transformou um projeto social em uma cooperativa que gera renda e empoderamento na Foz do Rio São Francisco

Victor Mayrink 23/08/2025
'Liberdade e Soberania': mulheres extrativistas de Alagoas trazem a força da pimenta rosa para o Salão do Turismo

"Eu sou agricultora familiar, mas também sou extrativista desde que eu me lembro que eu era gente". É com essa frase, carregada de orgulho e história, que Rita Paula dos Santos Ferreira se apresenta. Vinda de Piaçabuçu (AL), cidade banhada pela Foz do Rio São Francisco, ela traz na bagagem mais do que produtos: traz a força de uma cooperativa formada por 99% de mulheres que encontraram no extrativismo a sua autonomia.

A história da cooperativa começou em 2010, a partir de um projeto social focado em um tesouro da região: a pimenta rosa, também conhecida como aroeira. O projeto capacitou as extrativistas locais e, 15 anos depois, o resultado é uma linha de produtos que reflete a diversidade do bioma. Além da pimenta rosa, elas produzem geleia de mangaba, de tamarindo, caju passa e um belíssimo artesanato com a palha do ouricuri, uma palmeira nativa do Nordeste.

Para Rita Paula, cada produto vendido representa muito mais do que sustento. "Produzir representa a sustentabilidade da minha família e a soberania minha como mulher, como extrativista. É poder ter um poder econômico que depende de mim, depende das minhas mãos", afirma. É um trabalho que, segundo ela, dá visibilidade a mulheres que muitas vezes são invisíveis para a sociedade. "Estar neste espaço, mostrando a nossa cara, mesmo com todas as dificuldades, é gratificante", completa.

Essa história de empoderamento e os sabores autênticos de Alagoas estão presentes no Mercadão da Agricultura Familiar, um espaço dentro do Salão do Turismo. Os visitantes do evento, que acontece de 21 a 23 de agosto em São Paulo, tem a chance de conhecer de perto a história de Rita Paula e de suas companheiras de cooperativa. "Eu passo sentimento, eu passo o que realmente a gente está sentindo", diz ela, ansiosa para compartilhar sua jornada e seus produtos com o público.

MERCADÃO - Para incentivar o turismo de base comunitária e a agricultura familiar, os Ministérios do Turismo (MTur) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) criaram o espaço do Mercadão, ponto de encontro para quem deseja levar um pedacinho do Brasil para casa. O local reúne produtos regionais, gastronomia típica e produções de associações que valorizam a identidade cultural e a criatividade de todas as regiões do país. São 69 expositores que apresentam mais de 300 produtos, entre queijos, geleias, cervejas, cafés, vinhos, farinhas, chocolates, azeites, plantas medicinais e muito mais.

O EVENTO - Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o 9º Salão do Turismo reúne as 27 Unidades da Federação em uma grande vitrine de gastronomia, cultura, artesanato, experiências imersivas e oportunidades de negócios. Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento integra, também, a estratégia do Feirão do Turismo: Conheça o Brasil, fortalecendo a comercialização de destinos e produtos de todo o país, alinhado ao Plano Nacional do Turismo 2024-2027 e ao Programa de Regionalização, com foco na geração de emprego e renda no setor.

PARCERIA - O 9º Salão do Turismo: Conheça o Brasil, a maior vitrine do turismo brasileiro, é promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O evento conta, ainda, com o apoio do SESC , SENAC , Sebrae , além de parceiros como Embratur, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.