Esportes
Desenterram na Sibéria sepultamento de um guerreiro cita com artefatos raríssimos (FOTOS)

Cientistas da Universidade Federal da Sibéria encontraram em Krasnoyarsk um local de sepultamento incomum de um guerreiro do século VI a.C., pertencente à elite do mundo cita-siberiano, informa o Ministério da Ciência da Rússia.
A descoberta única foi feita na margem do rio Kem, um afluente esquerdo de Yenisei. O homem enterrado possuía valiosos artefatos de seu tempo: um cinto com placas de bronze representando aves de rapina, uma fivela com imagem da cabeça de um argali, placas de bronze, decorações com um furo, espelho de metal polido, conjunto de facas, machados, arco com flechas e uma arma de batalha de ferro.

"O ferro entrou em uso generalizado nesta parte do mundo apenas cinco séculos depois, mais perto do século II a.C., durante a expansão [geográfica] das campanhas militares dos povos nômades xiongnu. Pode-se dizer que o guerreiro descoberto tinha um artefato raríssimo e avançado para o seu tempo", disse o chefe do laboratório de arqueologia da Sibéria de Yenisei da Universidade Federal da Sibéria Pavel Mandryka.
De acordo com o pesquisador, a arma de combate de ferro chamada chekan tem uma ponta aguçada para perfurar a armadura do inimigo e infligir ferimentos graves. A arma é feita de ferro, um material escasso na época, o que demonstra o alto status de seu dono.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos
-
2POLÍCIA
Inquérito aponta que Gabriel Lincoln estava desarmado no momento da morte
-
3CRISE CLIMÁTICA
Terremoto de magnitude 7,5 é registrado no extremo sul da Argentina e do Chile
-
4POLÍCIA
Motorista de ônibus escolar é preso em flagrante por furto de pneus em Arapiraca
-
5POLÍCIA
Médico que atropelou e matou cinco pessoas em Ouro Branco presta depoimento