Internacional
Chanceleres do Irã e da Rússia discutem questões nucleares e a cooperação de Teerã com a AIEA

Os ministros das Relações Exteriores do Irã e da Rússia, Abbas Araghchi e Sergei Lavrov, discutiram questões nucleares e a cooperação de Teerã com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), informou o Ministério das Relações Exteriores iraniano em um comunicado.
"Durante a conversa, as partes trocaram opiniões sobre o desenvolvimento da situação da questão nuclear iraniana, em particular sobre as ações de três países europeus (Alemanha, Reino Unido e França) em antecipação à expiração legal da Resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU (que aprovou o acordo nuclear de 2015), e também discutiram a cooperação do Irã com a AIEA", disse o comunicado.
As partes também avaliaram as perspectivas para negociações nucleares e enfatizaram que a Resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU expira na data designada, ou seja, em 18 de outubro deste ano.
Em relação a ideia dos três países europeus de estender a resolução, Araghchi disse que a decisão sobre isso será tomada pelos membros do Conselho de Segurança da ONU.
Os ministros, segundo o comunicado, também concordaram em continuar as consultas em vários níveis.
Reino Unido, França e Alemanha enviaram anteriormente uma carta à ONU, declarando que estavam prontos para renovar as sanções contra o Irã caso Teerã não concordasse com o acordo nuclear até o final de agosto.
Ao mesmo tempo, em troca da retomada das negociações sobre o acordo nuclear iraniano, foi apresentada uma proposta para estender a implementação de uma série de disposições da Resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU, que aprovou o acordo nuclear iraniano de 2015.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos
-
2POLÍCIA
Inquérito aponta que Gabriel Lincoln estava desarmado no momento da morte
-
3CRISE CLIMÁTICA
Terremoto de magnitude 7,5 é registrado no extremo sul da Argentina e do Chile
-
4POLÍCIA
Motorista de ônibus escolar é preso em flagrante por furto de pneus em Arapiraca
-
5POLÍCIA
Médico que atropelou e matou cinco pessoas em Ouro Branco presta depoimento