Internacional
Promotores alemães afirmam ter detido ucraniano suspeito de coordenar sabotagem no Nord Stream

O cidadão ucraniano Sergei K., suspeito de coordenar a sabotagem nos gasodutos Nord Stream 1 e 2 (Corrente do Norte 1 e 2) em 2022, foi detido na Itália, informou o Ministério Público alemão nesta quinta-feira (21).
"Na noite de hoje [21 de agosto de 2025], o Ministério Público Federal deteve o cidadão ucraniano Sergei K. na província de Rimini [Itália] com base em um mandado de prisão europeu emitido pelo juiz de instrução do Tribunal Federal em 18 de agosto de 2025", informou o Ministério Público em um comunicado.
O cidadão ucraniano é suspeito de cumplicidade na organização da explosão, na sabotagem inconstitucional e na destruição de estruturas, acrescentou o comunicado. De acordo com o mandado de prisão, Sergei K. é acusado de integrar um grupo que instalou dispositivos explosivos nos gasodutos Nord Stream 1 e 2, perto da ilha de Bornholm, em setembro de 2022.
"O suspeito, segundo as informações disponíveis, era um dos coordenadores da operação. Para o transporte, ele e seus cúmplices utilizaram um veleiro que partiu de Rostock [norte da Alemanha, na costa do mar Báltico]. O iate havia sido alugado anteriormente por meio de intermediários de uma empresa alemã, utilizando documentos falsos. Os dispositivos explosivos detonaram em 26 de setembro de 2022. Como resultado das explosões, ambos os gasodutos foram seriamente danificados", acrescentou o Ministério Público.
Após a extradição da Itália, o suspeito será levado perante um juiz de instrução do Tribunal Federal da Alemanha, segundo o comunicado.
Mais lidas
-
1MACEIÓ
Movimento azul marca reta final antes das eleições na Uncisal
-
2NO HOSPITAL DA CIDADE
JHC e Marina Candia escolhem primeiro hospital público de Maceió para o nascimento do segundo filho
-
3OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos
-
4ESPORTE
Alagoana Duda Arakaki faz história e lidera Seleção em conquista inédita no Mundial de Ginástica Rítmica
-
5ESPORTE
ASA empata com Manauara e garante vaga nas quartas de final da Série D