Cidades

Inovação pela vida: Hack Massa começa com força total na prevenção ao câncer em Maceió

Evento da Prefeitura de Maceió reúne 10 equipes no Maceió Shopping, que até domingo (17) desenvolverão soluções para a saúde oncológica na capital

16/08/2025
Inovação pela vida: Hack Massa começa com força total na prevenção ao câncer em Maceió
Participantes ficarão até domingo em uma casa de vidro desenvolvendo suas ideias. - Foto: Diogo Bliss/ Secom Maceió

O Hack Massa, primeira maratona de inovação promovida pela Prefeitura de Maceió, começou nesta sexta-feira (15) no Maceió Shopping com a missão de criar soluções tecnológicas para a saúde oncológica da capital. O evento reúne 10 equipes de jovens talentos e mentes criativas que, até domingo (17), desenvolverão propostas viáveis voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer. As três melhores ideias serão premiadas com até R$ 5 mil.

O vice-prefeito de Maceió, Rodrigo Cunha, destacou a colaboração entre a sociedade civil e a gestão municipal pelo bem da cidade.

O vice-prefeito de Maceió, Rodrigo Cunha, e o secretário municipal de Saúde, Claydson Moura, parabenizaram e incentivaram os participantes do Hack Massa. Foto: Winicius Correia / Ascom Sedigi.
O vice-prefeito de Maceió, Rodrigo Cunha, e o secretário municipal de Saúde, Claydson Moura, parabenizaram e incentivaram os participantes do Hack Massa. Foto: Winicius Correia / Ascom Sedigi.

“O Hack Massa é a prova de que Maceió é uma cidade que acolhe a inovação. A Prefeitura está de portas abertas para receber e implementar as ideias que surgirem aqui. Acreditamos que a tecnologia é uma ferramenta poderosa para resolver problemas e, mais importante, para criar oportunidades, principalmente quando se trata da saúde da nossa gente. Estamos aqui para apoiar e aprender com essa nova geração de empreendedores”, destacou o vice-prefeito.

Mesmo passando por uma cirurgia nesta sexta, o secretário de Estratégias Disruptivas e Economia Digital de Maceió, Sergio Cavalcante, fez questão de deixar uma mensagem gravada aos participantes.

"Meu coração está com vocês hoje. Acredito plenamente no potencial transformador do Hack Massa e sei que vocês, jovens talentos, serão os arquitetos de um futuro mais inteligente e conectado para Maceió. O nosso objetivo é que daqui saiam soluções que impactem a vida de todos os maceioenses, e tenho certeza que isso acontecerá", declarou o secretário.

O secretário municipal de Saúde, Claydson Moura, também esteve presente na abertura do Hack Massa, e encorajou os participantes a darem seu melhor no evento.

"O Hack Massa não é apenas uma competição, mas uma união de talentos e mentes inovadoras com o propósito de enfrentar um dos maiores desafios da saúde pública: o câncer. Vocês, talentos da nossa Maceió, não estão aqui simplesmente para ganhar um prêmio, mas para desenvolver soluções que podem salvar vidas. Contamos coma criatividade, a inteligência de cada um de vocês.

Inscrições superaram expectativas

A organização da maratona se surpreendeu com a alta procura. Ao todo, 43 equipes se inscreveram no Hack Massa, um número que se equipara a outros hackathons já consolidados em Alagoas. Diante disso, uma força-tarefa avaliou diversos critérios, como qualidade da carta de apresentação, perfil multidisciplinar e competências técnicas, para selecionar as 10 equipes participantes.

A subsecretária de Estratégias Disruptivas e Economia Digital de Maceió ressaltou que o Hack Massa é um ambiente de aprendizado. Foto: Winicius Correia / Ascom Sedigi.
A subsecretária de Estratégias Disruptivas e Economia Digital de Maceió ressaltou que o Hack Massa é um ambiente de aprendizado. Foto: Winicius Correia / Ascom Sedigi.

A presidente da comissão do Hack Massa, a subsecretária Laura Mesquita, agradeceu aos presentes, ressaltando o propósito do evento.

"É uma honra ver tantos talentos reunidos, prontos para fazer a diferença. O Hack Massa é uma jornada de aprendizado e colaboração para construir um futuro melhor para Maceió. Nosso time trabalhou incansavelmente para planejar cada detalhe, e a energia e o comprometimento de cada um de vocês hoje são a nossa maior recompensa. Obrigada a todos por fazerem parte disso", disse Laura.

A cerimônia também contou com a participação de Guilherme Sanchez, do Hospital de Amor de Barretos, que falou sobre o papel fundamental da tecnologia e da inovação na luta contra o câncer, demonstrando a esperança que eventos como o Hack Massa trazem para o futuro da saúde.

“É uma alegria imensa estar aqui representando o Hospital de Amor. Nosso trabalho diário é focado em acolher, tratar e, acima de tudo, dar esperança. O câncer é um desafio imenso, mas sabemos que a inovação e a tecnologia são nossas maiores aliadas para combatê-lo. Ver jovens talentos como vocês reunidos aqui para criar soluções para a prevenção e o diagnóstico precoce nos enche de esperança.

Segundo dia

O Hack Massa continua neste sábado (16) com programação intensa. O dia será marcado por uma série de palestras sobre tecnologia abertas ao público, oferecendo aprendizado sobre as mais recentes inovações. Além disso, os participantes terão acesso a mentorias especializadas para aprimorar suas ideias, enquanto os grupos se aprofundam na construção de protótipos para solucionar os desafios propostos pelo evento.