Geral
MIDR contribui para produção e consumo de alimentos saudáveis
Avanços no programa reforçam o compromisso do ministério com a geração de renda, valorização da sociobiodiversidade e fortalecimento da economia regional, promovendo inclusão social e sustentabilidade

Brasília (DF) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) apresentou, nesta sexta-feira (15), ações que vem desenvolvendo para contribuir com o Programa de Produção e Consumo de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS Nordeste). Durante seminário, o diretor de Projetos e Sistemas Produtivos Regionais e Territoriais do MIDR, Edgar Caetano, detalhou iniciativas estratégicas para impulsionar a produção sustentável e a economia solidária nos territórios atendidos.
O programa tem como objetivo ampliar a produção e consumo de alimentos saudáveis, fortalecimento da agricultura familiar, promoção do desenvolvimento sustentável e solidário, melhoria da eficiência das políticas públicas, redução da insegurança alimentar e nutricional no semiárido brasileiro e ampliação da participação e do protagonismo social dos agentes locais.
Entre as atribuições do MIDR previstas no Acordo de Cooperação Técnica com o Consórcio Nordeste, destaque para a disponibilização de dados sobre as cadeias produtivas da região; integração dos programas Rotas da Integração Nacional e Cidades Intermediadoras — municípios que funcionam como centros regionais, conectando áreas rurais e grandes cidades e concentrando serviços e atividades econômicas — com os territórios do PAS Nordeste; estímulo para elaboração de Planos de Dinamização Econômica e criação de mecanismos de captação de recursos para financiar ações nos territórios do programa.
O diretor Edgar destacou as ações que podem impulsionar o desenvolvimento da região no âmbito do PAS Nordeste. “Hoje, apresentamos as iniciativas do MIDR previstas no Acordo de Cooperação Técnica celebrado com diversos ministérios que integram o PAS Nordeste, com a Secretaria-Geral da Presidência da República e com o Consórcio Nordeste. Nosso objetivo foi detalhar ações práticas que temos tomado quanto às nossas atribuições e eixos de atuação previstos no ACT, sempre alinhadas ao Rotas da Integração Nacional e ao Cidades Intermediárias, para que possamos alcançar os resultados esperados para a região”, afirmou.
Ações em curso
O trabalho já apresenta resultados concretos. Entre eles está o mapeamento das cadeias produtivas estratégicas para a região, como as da Avicultura Caipira, Cacau, Cordeiro, Fruticultura, Leite, Mandioca, Mel e Pescado, que somam 33 polos produtivos presentes nos nove estados do Nordeste.
As ações práticas realizadas ou em andamento incluem:
• Apoio à organização da produção: realização de oficinas dos comitês locais e gestor nacional; criação do Selo Rotas da Integração Nacional, e estruturação da carteira de projetos dos polos.
• Apoio à inovação e tecnologia: instalação de placas fotovoltaicas nos processos produtivos; uso de dessalinizadores; modernização de equipamentos, e oficinas de inovação produtiva.
Essas iniciativas reforçam o compromisso do MIDR com a geração de renda, a valorização da sociobiodiversidade e o fortalecimento da economia regional, promovendo inclusão social e sustentabilidade nos territórios atendidos pelo PAS Nordeste.
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2APOSTAS
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 55 milhões
-
3POLÍCIA
Homem é executado a tiros enquanto seguia para o trabalho em Craíbas
-
4DESAPARECIMENTO
Filha de ex-prefeito de Porto Calvo é encontrada após passar noite na rua em Maceió
-
5TRAGÉDIA
Cinco pessoas morrem atropeladas por caminhonete em Ouro Branco