Cidades

Projeto “Ela Poderia Estar Aqui” promove palestra e reflexão com estudantes de escola municipal

Campanha faz parte do Agosto Lilás e leva conscientização sobre violência doméstica

16/08/2025
Projeto “Ela Poderia Estar Aqui” promove palestra e reflexão com estudantes de escola municipal
Semed e Semuc pretendem levar projeto às demais escolas da rede até o fim do ano / - Foto: Ascom Semuc

Estudantes e corpo docente da Escola Municipal Kátia Pimentel Assunção, no Jacintinho, participaram, na noite desta sexta-feira (15), de uma palestra sobre a campanha Agosto Lilás, de prevenção à violência doméstica.

Os alunos, que estão matriculados na modalidade Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), receberam a ação do projeto “Ela Poderia Estar Aqui”, uma iniciativa da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania de Maceió (Semuc).

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o objetivo das pastas é levar a discussão a todas as escolas da rede pública municipal até o final do ano, levantando a importância do tema com estudantes a partir do 4º ano do Ensino Fundamental.

Mariana Alves, coordenadora de Enfrentamento à Violência e Acolhimento às Mulheres, explica que o projeto consiste em explicar o trabalho da Semuc, falar sobre o Agosto Lilás e conscientizar sobre as formas de violência contra a mulher e as maneiras de denunciar.

“Também adesivamos uma cadeira em cada sala de aula, com uma frase de efeito para reflexão e marcada com um X vermelho, para que ninguém sente. Essa cadeira ficará sem uso, simbolizando que o espaço deveria estar ocupado por uma menina ou mulher cuja vida foi interrompida pela violência, tirando-lhe seus sonhos e o direito de viver”, detalhou.

Também foi apresentado um documentário que retrata a história de superação de uma mulher vítima de violência doméstica, abordando os tipos de violência, os canais de denúncia e a rede de apoio e atendimento.

“Dessa forma, buscamos conscientizar, sensibilizar, alertar e nos colocar à disposição para eventuais direcionamentos”, esclareceu Mariana.