Geral
STF confirma anulação de processos contra Antonio Palocci
Justiça, Palocci, stf, Sérgio Moro, Anulação

Por três votos a dois, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal manteve a anulação dos processos abertos contra o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, na Operação Lava Jato. O colegiado seguiu a decisão do ministro Dias Toffoli e negou o recurso apresentado pela PGR, Procuradoria-Geral da República.


Em março deste ano, Toffoli o atendeu ao pedido de anulação feito pelos advogados de Palocci. Ele aplicou os precedentes da Corte que consideraram a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro para proferir as sentenças contra os réus das investigações. Moro era o juiz titular da 13ª Vara Federal em Curitiba (PR).
Com essa decisão, todos os procedimentos assinados por Sergio Moro contra Palocci foram anulados. Apesar da anulação, o acordo de delação assinado por Palocci ficou mantido. Em um dos processos, ele foi condenado a 12 anos de prisão e chegou a ficar dois anos preso provisoriamente.
No recurso, a PGR disse que Palocci assinou acordo de delação premiada no qual denunciou "esquemas ilícitos" envolvendo agentes públicos e empresários investigados na Lava Jato. O procurador-geral Paulo Gonet considerou, assim, que não há prejuízos à defesa que justifiquem a anulação dos processos contra o Palocci.
Apesar dos argumentos da procuradoria, o recurso foi rejeitado pela turma do Supremo. O ministro Dias Toffoli entendeu que a assinatura de delação não tem a capacidade de validar um ato que já era nulo.
A decisão de Toffoli foi seguida pelos ministros Gilmar Mendes e Nunes Marques. André Mendonça e Edson Fachin ficaram vencidos.
* Com informações da Agência Brasil.
1:45
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2APOSTAS
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 55 milhões
-
3POLÍCIA
Homem é executado a tiros enquanto seguia para o trabalho em Craíbas
-
4DESAPARECIMENTO
Filha de ex-prefeito de Porto Calvo é encontrada após passar noite na rua em Maceió
-
5TRAGÉDIA
Cinco pessoas morrem atropeladas por caminhonete em Ouro Branco