Cidades
Prefeitura de Maceió promove 1ª Feira Gastronômica da Economia Solidária
Exposição será aberta no domingo (10) e se estenderá até 19 de agosto, na Pajuçara; iniciativa visa dar visibilidade aos pequenos empreendedores locais

De 10 a 19 de agosto, Maceió será palco de uma explosão de sabores e cultura popular, com a realização da 1ª Feira Gastronômica da Economia Solidária. O evento acontecerá no estacionamento da Balança do Peixe, na Pajuçara (em frente ao Hotel Premier), sempre das 17h às 22h, reunindo culinária típica, música e empreendedorismo local.
Organizada pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes), a feira marcará um novo momento para o segmento da economia solidária na cidade.
Tradicionalmente mais voltada ao artesanato, a política pública de incentivo ao empreendedorismo local agora ampliará seu alcance para destacar o potencial gastronômico dos pequenos empreendedores.
Com a participação de grupos familiares, cooperativas, comunidades tradicionais e associações, o evento oferecerá uma variedade de pratos que valorizam os sabores nordestinos.
Entre os destaques estão preparos como caldinho de sururu, bobó de camarão, bolo, pastel, churros, sucos detox, sanduíches naturais, churrasco e muito mais.
Os participantes estarão empreendedores da região dos Flexais, famílias atípicas que atuam na gastronomia, além de grupos que já integram outras feiras da economia solidária em Maceió.
Para a coordenadora do Programa de Economia Solidária da Semtes, Salomé Holanda, a iniciativa representa um avanço importante. “É uma oportunidade de mostrar quantos empreendedores gastronômicos temos na economia solidária. Eles fazem parte de uma grande gastronomia que precisa ser valorizada pela cidade”, afirmou.
A feira também contará com apresentações culturais e musicais, proporcionando a celebração da identidade nordestina. A proposta é fortalecer o trabalho coletivo, gerar renda, promover inclusão e consolidar a economia solidária como um pilar de desenvolvimento sustentável.
A expectativa é que a feira entre no calendário oficial do município de Maceió e se consolide como um espaço permanente de valorização da cultura e da culinária local.
Mais lidas
-
1SUBORNO
Homem que envenenou cães em Palmeira dos Índios tentou subornar policiais após prisão
-
2ESPORTE
Alagoana Duda Arakaki faz história e lidera Seleção em conquista inédita no Mundial de Ginástica Rítmica
-
3
Pedagoga da Editora Espiral fala sobre responsabilidade afetiva para pessoas envolvidas na educação especial
-
4COVARDIA
Crueldade no Centro de Palmeira: homem é detido por envenenar cães
-
5OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos