Cidades
Ex-prefeito de Anadia é investigado por omissão de mais de R$ 6 milhões em contribuições do PIS/Pasep
Celino Rocha também é citado em denúncias de nepotismo e contratações irregulares

O ex-prefeito de Anadia, Celino Rocha, está sendo investigado por suspeita de improbidade administrativa após auditoria da Receita Federal apontar que ele deixou de repassar contribuições previdenciárias do PIS/Pasep entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021. A omissão gerou um débito superior a R$ 6 milhões, incluindo juros e multas, valor que poderá ter que ser devolvido aos cofres públicos.
Segundo a Receita Federal, a falha é considerada uma infração grave à legislação fiscal e trabalhista, com impacto direto nos direitos dos servidores municipais, como acesso ao abono salarial e ao seguro-desemprego. O relatório foi encaminhado ao Ministério Público de Alagoas (MPAL) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AL), que agora analisam o caso.
O MPAL avalia a abertura de um inquérito civil, enquanto o TCE-AL deve investigar a responsabilidade fiscal do ex-gestor e aplicar sanções, caso as irregularidades sejam confirmadas. A suspeita é de que Celino Rocha tenha causado prejuízo ao erário e descumprido princípios básicos da administração pública.
Além da acusação envolvendo o PIS/Pasep, o ex-prefeito é citado em denúncias de nepotismo que envolvem o atual prefeito de Anadia, Victor Rocha, seu genro. O Ministério Público apura a nomeação de familiares em cargos estratégicos, incluindo o próprio Celino Rocha, que atua como secretário municipal de Governo.
Outro ponto sob investigação é a contratação excessiva de servidores temporários sem a realização de concurso público, prática que pode indicar favorecimento político e pessoal.
Até o momento, o ex-prefeito Celino Rocha não se manifestou sobre as acusações.
Mais lidas
-
1SUBORNO
Homem que envenenou cães em Palmeira dos Índios tentou subornar policiais após prisão
-
2
Pedagoga da Editora Espiral fala sobre responsabilidade afetiva para pessoas envolvidas na educação especial
-
3JUSTIÇA
Idoso flagrado envenenando cães em Palmeira dos Índios é solto após audiência de custódia
-
4AÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO
Justiça obriga Palmeira dos Índios a criar canal oficial para Guarda Municipal, que atendia pelo celular do comandante
-
5SÉRIE C
CSA enfrenta a Ponte Preta para entrar no G-8 da competição