Internacional
Irã substitui todos os sistemas de defesa aérea danificados durante ataque israelense, diz mídia

As Forças Armadas iranianas substituíram todos os sistemas de defesa aérea danificados durante os ataques israelenses ao Irã em junho, informou a agência de notícias IRNA neste domingo (20), citando o chefe de operações do Exército iraniano, Mahmoud Mousavi.
Alguns sistemas de defesa aérea sofreram danos, mas, graças ao esforço dos militares iranianos, os sistemas danificados foram substituídos e atualmente o espaço aéreo iraniano está completamente protegido, disse a autoridade.
No dia 13 de junho, o jornalista do Axios, Barak Ravid, relatou, citando um alto funcionário israelense, que, juntamente com os ataques aéreos, Israel realizou atos de sabotagem contra instalações de defesa aérea e de mísseis iranianas. As Forças de Defesa de Israel (FDI) disseram naquele dia ter atacado as bases aéreas iranianas de Hamadan e Tabriz e destruído dezenas de instalações de defesa aérea, incluindo drones e lançadores de mísseis.
Em 13 de junho, Israel lançou uma operação militar contra o Irã após acusar Teerã de buscar secretamente uma arma nuclear. Os ataques aéreos atingiram instalações nucleares e bases aéreas, matando ainda vários comandantes militares e cientistas nucleares.
O Irã rejeitou as alegações e retaliou. Os Estados Unidos realizaram um ataque único a instalações nucleares iranianas em 22 de junho. Teerã atacou a base aérea americana de Al-Udeid, no Catar, em resposta, mas afirmou que "não tinha intenção de uma nova escalada".
O presidente dos EUA, Donald Trump, sugeriu que o Irã havia "desabafado" ao atacar a base norte-americana no Catar, abrindo um caminho potencial para a paz no Oriente Médio. Ele anunciou que Israel e Irã haviam concordado com um cessar-fogo, que encerrou formalmente a "guerra de 12 dias" em 24 de junho.
Mais lidas
-
1MEIO AMBIENTE
Plano de Capacitação do IMA é apresentado aos servidores do órgão A iniciativa foca no desenvolvimento pessoal e na integração das equipes
-
2NO AGRESTE
Ministério Público convoca prefeita de Lagoa da Canoa para reunião sobre concurso público municipal
-
3MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
4DEFESA
Mídia: Rússia liberta a maior área na Ucrânia em 2025 com ataques massivos de drones e mísseis
-
5HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos