Brasil
A força das teorias da conspiração: respostas simples para problemas complexos

Com forte apelo popular, as teorias da conspiração ganharam nova roupagem no ambiente digital. Para além da tradicional forma oral, hoje elas se disseminam em alta velocidade e complexidade nas redes sociais.
Com explicações simples, essas narrativas falaciosas encontraram espaço no imaginário social. No Brasil, causos como o de Ratanabá, uma suposta cidade perdida na Amazônia brasileira construída por extraterrestres, ainda são vistos com credibilidade por algumas pessoas. Por que as teorias da conspiração ganham tanto destaque no país? Para explicar o assunto, Thaiana de Oliveira e Arthur Neto recebem Carlos Alberto de Carvalho, professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Horácio Amici, psicólogo e pesquisador do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 20h00.
Mais lidas
-
1MEIO AMBIENTE
Plano de Capacitação do IMA é apresentado aos servidores do órgão A iniciativa foca no desenvolvimento pessoal e na integração das equipes
-
2NO AGRESTE
Ministério Público convoca prefeita de Lagoa da Canoa para reunião sobre concurso público municipal
-
3MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
4DEFESA
Mídia: Rússia liberta a maior área na Ucrânia em 2025 com ataques massivos de drones e mísseis
-
5FUTEBOL
CBF pode criar Série E do Brasileiro em 2027, diz presidente do ASA